publicado dia 01/11/2023

Educação Integral e Ensino Médio é foco do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral  

Reportagem:

📄Resumo: A etapa Sul do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral aconteceu em Porto Alegre (RS) nos dias 24 e 25/10. Organizado pelo Ministério da Educação (MEC), o evento reuniu educadores e autoridades e foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

Como pensar a Educação Integral no Ensino Médio? As novas políticas para a última etapa da Educação Básica e para a implementação do tempo integral nas escolas foram foco do painel “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio – Subsídios para a nova Política do Ensino Médio”. 

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O debate fez parte da etapa Sul do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral e aconteceu na tarde do dia 25/10, em Porto Alegre (RS). Promovido pelo MEC, o seminário de Porto Alegre (RS) também foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da pasta. 

Com mediação de Guilherme Achterberg, doutorando em Educação na Universidade de Santa Maria (UFSM), a discussão contou com os representantes estaduais Marcelo Araújo (Subsecretário de Desenvolvimento da Educação do Governo do Rio Grande do Sul) e Fátima Ehlert (Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul). 

Também participou o representante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Mateus Saraiva, que integra o Observatório do Ensino Médio do estado. Completou o painel Marytta Rennó, educadora da rede pública do Paraná e Coordenadora da Educação Integral nos Anos Finais do Fundamental e Ensino Médio no estado.  

As discussões integram o ciclo de seminários que percorreu o Brasil após a aprovação do Programa Escola em Tempo Integral em julho. Após o término do ciclo, um documento nacional com princípios e orientações será consolidado, considerando os debates realizados nas cinco regiões do país, previsto para chegar às redes de ensino e comunidades escolares no primeiro trimestre do ano de 2024.

Ensino Médio e os desafios do tempo integral 

O mediador, Guilherme Achterberg, iniciou pontuando as finalidades do Ensino Médio definidas pelas Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Tratam-se de quatro objetivos básicos: consolidar e aprofundar conhecimentos construídos no Ensino Fundamental, preparação para o trabalho e cidadania, desenvolver autonomia e pensamento crítico e, por fim, compreender os fundamentos científicos e tecnológicos da sociedade.

“Sempre que pensamos no Ensino Médio, pensamos nas mudanças, propostas e embates. E hoje vamos buscar aqui princípios, consensos e aquilo que nos une na direção de uma Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio”, afirmou o mediador.

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Fátima Ehlert trouxe em sua fala as recomendações do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul para a efetivação da política de Educação Integral em Tempo Integral.

Entre elas, a importância do regime de colaboração e do planejamento conjunto das secretarias estaduais e municipais, da escuta e diálogo com as comunidades nos territórios e da reorganização dos espaços escolares. Além disso, ressaltou a relevância da intersetorialidade para a Educação Integral.

“É algo que veio para permanecer. Educação não se faz só com Educação, mas com Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos e Esporte”, defendeu.

Já o Subsecretário de Desenvolvimento da Educação do Governo do Rio Grande do Sul, Marcelo Jerônimo Rodrigues Araújo, destacou os desafios históricos do Ensino Médio, como a taxa de reprovação (em torno de 20% no estado) e evasão escolar, além da baixa expectativa dos estudantes com relação ao Ensino Superior.

“Foi dito aqui e temos os dados de que apenas 53% dos estudantes negros que se matriculam na rede estadual do Rio Grande do Sul completam o Ensino Médio. Metade dos estudantes negros estão sentenciados a sequer cumprir a Educação Básica”, destacou o representante do governo estadual, destacando que a expansão da escola em tempo integral na etapa pode ajudar a enfrentar os desafios. 

Educação Integral e Ensino Médio é foco do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral

Etapa regional Sul do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral foi sediada em Porto Alegre (RS).

Marcelo Araújo informou ainda que, até 2022, o Rio Grande do Sul registrava 18 escolas em tempo integral ofertando Ensino Médio. “Em 2023, alcançamos 100 escolas com processo aberto de expansão. A meta é chegar até 2026 com metade da oferta do ensino Médio em tempo integral”, explicou. 

Mateus Saraiva, que integra o Observatório do Ensino Médio do estado, trouxe ponderações sobre a concepção de Educação Integral e o que fazer com o tempo expandido nas escolas de Ensino Médio.

“A educação integral precisa ser transformadora. Não pode ser meramente adaptativa. Precisamos olhar para o mundo que está por vir. Quando olhamos para uma catástrofe ambiental, por exemplo, precisamos nos questionar a nossa responsabilidade. A Educação Integral, nesta concepção, se alinha com uma perspectiva democrática e transformadora”, defendeu.

Marytta Rennó, Coordenadora da Educação Integral nos Anos Finais do Fundamental e Ensino Médio no Paraná, trouxe um panorama da implementação do tempo integral no estado.Desde 2019, o número de escolas em tempo integral saltou de 73 para os atuais 253.

Além disso, para fortalecer o protagonismo estudantil, a rede criou clubes de protagonismo, conselhos de líderes de turmas, além do acolhimento diário realizado por cada escola. “Nosso estudante faz parte da gestão”, destacou a gestora.

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