publicado dia 25/10/2024

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: vagas abertas para formação gratuita

Reportagem:

🗒 Resumo: Mais de 50 instituições de Ensino Superior abrem vagas para o curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). A formação é gratuita, virtual e voltada para primordialmente à formação de professores(as) da Educação Básica.

Com o objetivo de contribuir com a inclusão de todos os estudantes na vida escolar com qualidade, o Ministério da Educação (MEC) realiza o curso de extensão Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI). A formação está no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é uma parceria com a CAPES e instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.

Leia + Guia sobre Inclusão Escolar informa famílias sobre Educação Inclusiva

Ao longo de 120 horas, a formação vai abordar ferramentas, conteúdos e metodologias que contribuam para a qualidade das iniciativas do professor no dia-a-dia da sala de aula, atendendo ao coletivo e às singularidades dos estudantes.

Também abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade.

Como será o curso Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Ao todo, são quatro módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva; Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação da Inclusiva; Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas, e Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.

O curso será ofertado na modalidade a distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da CAPES e é voltado para professores(as) da Educação Básica que atuam em salas de aula comuns.

Pelo Brasil, 50 instituições de Ensino Superior já aderiram ao curso e vão ofertar, inicialmente, 250 mil vagas. As datas das inscrições estarão disponíveis nos sites das próprias universidades.

A relação das instituições participantes está disponível na página de Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), da CAPES. Os processos seletivos respeitarão os modelos próprios de cada instituição ofertante, de acordo com seus editais próprios para a oferta deste curso.

Educação Inclusiva: 4 editais ofertados por universidades 

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

A formação, realizada pelo MEC, é gratuita, virtual e voltada para primordialmente à formação de professores da Educação Básica.

Crédito: iStockphoto

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e as Universidades Estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e Maringá (UEM) abriram nesta segunda-feira (21/10) as inscrições para o curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

No caso da UFBA, o prazo termina em 15/11 pelo site da Superintendência de Educação a Distância da instituição baiana. No IFES, as inscrições vão até 7/11 na página de processos seletivos do instituto federal capixaba na internet.

Nas duas universidades estaduais do Paraná, o período se encerra em 21/11 pelo site do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância da UEPG.

Inclusão demanda mudar a lógica das escolas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.