publicado dia 20/09/2019

Documento traz orientações para implementar a educação integral

Reportagem:

O Movimento pela Base Nacional Comum lançou o documento “Caminhos para a educação integral: princípios e orientações para a implementação da educação integral”.

A publicação surge no ensejo da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que, ao priorizar a educação integral, tem o potencial de ampliar o conhecimento e a prática de tal conceito. 

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A educação integral visa o desenvolvimento dos seres humanos em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, democrática, inclusiva, sustentável e solidária.

Trata-se de um oportunidade para que o sistema educacional olhe para o desenvolvimento pleno dos sujeitos com intencionalidade, tanto nas políticas públicas, quanto nos documentos curriculares, práticas pedagógicas, gestão das escolas, materiais didáticos e na formação de professores.

Para elaborar a publicação, o Movimento Pela Base ouviu mais de 70 colaboradores, entre eles as representantes do Centro de Referências em Educação Integral, Natacha Costa e Raiana Ribeiro.

A partir de então foram construídos consensos sobre o que é essencial para implementar a educação integral por redes e escolas das mais diversas realidades brasileiras.

Voltado para professores, gestores escolares, técnicos de secretarias e formadores, o documento divide-se em três partes: um conjunto de princípios para nortear tomadas de decisão, orientações sobre como colocar intenções em prática e um glossário para alinhar conceitos e terminologias. 

“O debate sobre educação integral não se esgota aqui. Este material pode e deve ser complementado por outros que busquem superar os desafios específicos que certamente vão surgir dentro e fora da escola”, diz um trecho da publicação.

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