publicado dia 05/08/2025
Diretrizes de Educação Integral Antirracista: O que são e como colocar em prática
Reportagem: Ingrid Matuoka
publicado dia 05/08/2025
Reportagem: Ingrid Matuoka
🗒️Resumo: Quer saber como colocar o combate ao racismo em prática na escola? Confira um podcast, lives, reportagens e o caderno de Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civil!
A Educação Integral e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) compartilham um mesmo objetivo: construir uma Educação democrática, emancipatória, contextualizada e significativa para todas as pessoas ao longo da vida.
✅Acesse as Diretrizes da Educação Integral Antirracista
Para reforçar esse esforço conjunto, as Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civil trazem reflexões e práticas fundamentais para garantir que os direitos dos estudantes sejam efetivamente respeitados e para combater as desigualdades educacionais, especialmente as que afetam as populações negras e indígenas.
A publicação, que é voltada para gestores de Secretarias e escolas, bem como docentes, resgata conceitos e práticas da Educação Escolar Quilombola e Indígena, e das leis n.º 10.639/03 e 11.645/08, que instituíram a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na Educação Básica.
Desenvolvida com o apoio estratégico da Porticus pela Cidade Escola Aprendiz, a Roda Educativa e a Ação Educativa, em parceria com 25 organizações e movimentos sociais, a publicação foi lançada em novembro de 2024.
Como nas tradições indígenas e afro-brasileiras, que buscam novos caminhos e olhares nas dobras do tempo e da existência, o podcast vai buscar, nas dobras da Educação, novas perspectivas para a promoção da equidade.
A roda de conversa, voltada para professoras e professores, é composta por três episódios conduzidos por Gina Vieira Ponte, professora e pesquisadora, ao lado de Joyce Dias, educadora, pesquisadora e diretora do CEU EMEF Perus, Karina dos Santos Silva, pedagoga e coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa do Ateliê Escola Acaia e Mestre Cláudio dos Palmares, mestre de capoeira e educador físico.
Ouça os episódios:
🎧Além do discurso: o papel da escola na identificação e enfrentamento do racismo.
🎧Participação e (re)construção do projeto coletivo de escola.
🎧Experiências que integram Território, Intersetorialidade e Interseccionalidade.
Lançamento das Diretrizes de Educação Integral Antirracista no MEC
Representantes da sociedade civil, autoridades e educadores estiveram reunidos no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), para o evento de lançamento da publicação em 8 de abril. Ao longo do dia, apresentaram as Diretrizes e discutiram temas como a promoção da equidade nas escolas, direitos indígenas, literatura e cultura e as práticas de quem combate o racismo no dia a dia.
Como colocar a Educação Integral Antirracista em prática
Em live realizada em novembro de 2024 para a Hora do Intervalo, Alexandre Tavares, da Roda Educativa, Edneia Gonçalves, da Ação Educativa, e Jaqueline Santos, coordenadora da publicação, detalharam a proposta da Educação Integral Antirracista e apontaram caminhos para implementar uma Educação que promova aprendizagem o desenvolvimento com equidade e compromisso com combate às desigualdades.
Ver essa foto no Instagram
O combate ao racismo em todas as dimensões da Educação Integral
Nesta live, Jaqueline Lima Santos (Unicamp) e Renata Grinfeld (Roda Educativa), duas das autoras da publicação, detalham os aspectos a serem observados para efetivamente enfrentar o racismo em cada uma das dimensões do desenvolvimento integral dos sujeitos — física, social, emocional, cultural e intelectual.
Ver essa foto no Instagram
Os 16 princípios da Educação Integral Antirracista
Míghian Danae (Unilab) e Silvane Silva (Ação Educativa), duas das autoras das Diretrizes, discutem os 16 princípios que norteiam a Educação Integral Antirracista, como antirracismo, contextualização, interculturalidade, interdisciplinaridade, justiça curricular, sustentabilidade e territorialidade.
✍️Reportagens | O que propõem as Diretrizes e como colocá-las em prática
Para saber mais sobre o tema
Educação Integral Antirracista ocupa Brasília em lançamento de material para educadores
Como apoiar professores, gestores escolares e secretarias a concretizar o antirracismo na Educação? Saiba como foi o evento de lançamento da publicação.
6 perguntas e respostas sobre Educação Integral Antirracista
O que é a Educação Integral Antirracista? Para quem é voltada? E como colocá-la em prática? Confira estas e outras perguntas e respostas sobre as Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civil.
Educação Integral Antirracista: como superar o racismo e promover a equidade nas escolas
Abertura do lançamento da publicação Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental discutiu impactos do racismo para o Direito à Educação e caminhos para mudar essa realidade.
Educação Integral Antirracista e as reivindicações dos povos indígenas
Os territórios, as reivindicações dos movimentos indígenas para a Educação, as contribuições dos povos de terreiros e a participação da comunidade são centrais para construir coletivamente uma Educação significativa para todas as pessoas.
É o que mostram as experiências compartilhadas no lançamento das Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civil.
A Literatura e as diferentes culturas produzidas pelas juventudes são aliadas importantes na concretização da Educação Integral Antirracista. O tema foi o foco da mesa “Literatura, culturas juvenis e desenvolvimento integral”, que fez parte da programação especial do evento de lançamento da publicação Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental.
Para colocar em prática
Caminhos para implementar a Educação Integral Antirracista
Superar os desafios da implementação da Educação Integral Antirracista nas escolas brasileiras depende de ter a equidade como norte, e reconhecer as diversidades dos territórios e formular as políticas públicas a partir deles – não de cima para baixo. É o que defenderam educadores(as) e especialistas durante o lançamento da publicação.
Inspire-se com 3 experiências de Educação Integral Antirracista
Conheça as práticas reais de escolas, redes de ensino e professores no combate ao racismo.
O combate ao racismo em todas as dimensões da Educação Integral
A partir das Diretrizes de Educação Integral Antirracista, duas das autoras da publicação Jaqueline Lima Santos e Renata Grinfeld analisam como o combate ao racismo pode se fazer presente em cada uma das dimensões do desenvolvimento integral dos sujeitos.
6 dicas para trabalhar a Educação Integral Antirracista nas escolas
Autoras da publicação explicam como colocar em prática o combate ao racismo em diferentes aspectos da escola, da gestão ao currículo e na relação com o território e a comunidade.