publicado dia 27/09/2013

Dia de Responsa em São Gonçalo

por

O “Dia de Responsa”, realizado na última sexta feira, 20, pela  AMBEV, mobilizou ONGS de todo o mundo que fazem parte da rede “Jovens de Responsa”, onde foram realizadas ações  que visam inibir o consumo de álcool entre menores de 18 anos. O CIEDS, que faz parte da rede de “responsa”, promoveu, por meio do projeto Craque do Amanhã, uma palestra sobre consumo consciente do álcool, além de um Campeonato de Responsa entre os participantes do projeto e os alunos da Escola Estadual Zuzu Angel, em São Gonçalo.

Dia de Responsa, o Be(er) Responsible Day, faz parte de uma mobilização global da multinacional Anheuser Busch InBev, que envolve os países onde a Ambev atua. A empresa de bebidas busca engajar os próprios funcionários, seus parceiros e a sociedade em geral quanto à relevância de formar jovens mais conscientes quanto ao consumo responsável de álcool.

Sergio Pereira, gerente do projeto Craque do Amanhã, durante palestra, reforçou a ideia de que a bebida alcoólica  prejudica os atletas no exercício de suas atividades, principalmente quando os mesmos têm menos de 18 anos, pois é a fase em que todo o corpo ainda está em formação.

O “Jovem de Responsa”, Áureo Brandão da Silva, de 15 anos, participante do projeto Craque do Amanhã há quase dois anos, elogiou a iniciativa do projeto em alertar os jovens,por meio de um bate papo aberto e descontaído, os prejuízos que a bebida alcoólica pode trazer para a saúde.

“Estou aprendendo cada vez mais sobre o prejuízo da bebida alcoólica para o organismo. Através do futebol nos  conscientizamos da importância do espírito esportivo e de ajudar o próximo”, disse o adolescente.

Áureo também falou sobre o fato do “Mascote de Responsa” levar o seu nome, através de uma votação lançada no facebook e aberta ao público, sendo um dos representantes do time do Craque do Amanhã. “Fiquei muito feliz do mascote levar o meu nome. Isso prova que estou sendo mais reconhecido e cada vez mais ganhando responsabilidade, pois não é fácil ser mascote”, brincou o jovem.

A Ambev, através de alguns de seus canais de divulgação, como a página do facebook e a revista “Na Responsa”, vem lançando diversas campanhas educativas de conscientização do consumo de álcool, realizada pelos próprios jovens participantes do programa.

Após os jogos foi distribuída a última edição da revista Na Responsa”, além de medalhas para as equipes campeães do campeonato, que se deu por meio de uma parceria entre o projeto e a escola, pelo fato da unidade escolar ter matriculados um grande número de participantes do projeto na instituição.

O Craque do Amanhã, projeto executado pelo CIEDS e financiado pela Ampla, por meio da lei de incentivo ao esporte do Governo Federal, utiliza o futebol como fio condutor para o desenvolvimento integral – físico, pscicológico e social – de jovens de 9 a 17 anos, moradores de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

 Por Ana Paula Santana

(As informações são do Portal do CIEDS)

Seis maneiras de estimular o engajamento dos adolescentes

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.