publicado dia 03/08/2023
Cuiabá (MT) recebe ciclo de seminários do MEC sobre Educação Integral
Reportagem: Da Redação
publicado dia 03/08/2023
Reportagem: Da Redação
🗒️Resumo:
O Ministério da Educação (MEC) iniciou em 01/08 o ciclo de seminários do Programa Escola em Tempo Integral, que serão realizados nas cinco regiões brasileiras.
Além da abertura em Brasília(DF), Cuiabá (MT) sediará dois dias de encontros (03 e 04/08). Todos contarão com transmissão ao vivo no canal do YouTube do MEC.
Nesta etapa, os focos serão na Educação Integral, Educação Infantil e nas interfaces entre a escola e a arte, cultura, esporte e meio ambiente.
Começa nesta quinta-feira (03/08) a etapa Centro-Oeste do ciclo de seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em tempo integral”. Organizados pelo Ministério da Educação (MEC), os encontros acontecem em Cuiabá (MT), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da pasta.
Acompanhe, abaixo, as discussões na íntegra:
Após apresentação cultural e solenidade de abertura com a presença de autoridades do MEC e gestores representantes das redes municipais e estaduais da região, o debate inicia com o painel “Educação Integral como princípio integrador e articular das etapas e modalidades na Educação Básica”.
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Participam do encontro o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, Alexsandro Silva, além dos painelistas Gina Vieira Ponte de Albuquerque, Regina Lúcia Borges Araújo, Fabiany de Cássia Tavares e Silva e Maurício Ernica.
No período da tarde, as discussões serão focadas na Educação Infantil com a mesa-redonda “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação infantil – Orientações para o tempo integral em Creches e Pré-Escolas”. Integram o painel Luciana Morais – coordenadora-geral de Educação Infantil do MEC – ao lado dos painelistas Ordália Alves de Almeida, Beatriz Abuchaim, Geraldo Grossi Junior e Erica Martins.
O primeiro dia será encerrado com o encontro “A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral”, mediado por Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz.
No segundo dia de encontro (04/08), os painéis abordarão os seguintes temas: “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais”; “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio – Subsídios para a nova Política do Ensino Médio”; e “Temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral nos territórios”.
Programa Escola em Tempo Integral
A realização dos seminários integra o plano estratégico do Programa Escola em Tempo Integral. Aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 31/07, o programa visa expandir as vagas em tempo integral na Educação Básica.
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A adesão é voluntária aos munícipios e estados e contempla toda a Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Com previsão de investimento de R$ 4 bilhões para estados e municípios ampliarem a jornada na Educação Básica. A expectativa é de atingir 3,2 milhões de matrículas até 2026.
Outro objetivo do programa é cumprir o que determina o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei 13.005/2014) no que diz respeito à Educação Integral. De acordo com a Meta 6, o Brasil deveria oferecer tempo integral em 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos estudantes da Educação Básica.
Próximos encontros acontecem em Belém (PA)
Em agosto, as discussões acontecem na região Centro-Oeste e Norte. Após a conferência de abertura em Brasília (DF), no dia 01/08, e dos encontros em Cuiabá, nos dias 03 e 04/08, o ciclo de seminários segue para Belém (PA), nos dias 23 e 24/08.
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Em setembro, o debate será em Recife (PE), nos dias 13 e 14/09, e em Porto Alegre (RS), em 27 e 28/09. No mês seguinte, os encontros serão em Diadema (SP), nos dias 04 e 05 de outubro. O evento será finalizado em Brasília (DF), no dia 09/10.
O objetivo dos debates é reunir subsídios para a elaboração de um documento nacional com os princípios e orientações da educação integral em tempo integral para todas as etapas e modalidades na educação básica. Dessa forma, o ciclo de seminários passará por todas as cinco regiões do país, entre agosto e outubro.
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