publicado dia 09/01/2023

Carta da Educação Integral, Pública e Democrática propõe um novo horizonte para o país

por

Entre 25 e 26 de novembro de 2022, aconteceu o I Seminário Nacional de Educação Integral, em Diadema (SP). Os debates e trocas que aconteceram durante o evento dão origem, agora, à Carta da Educação Integral, Pública e Democrática, destinada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Ministro da Educação Camilo Santana.

Leia + Macaé Evaristo analisa os principais desafios para a Educação em 2023

Ao longo dos dois dias de conversas, educadores(as), gestores(as), pesquisadores(as) e demais especialistas e representantes de movimentos sociais se dedicaram a refletir coletivamente sobre o contexto atual da Educação e da Escola Básica no Brasil.

Os vários pontos levantados durante o Seminário, e a pactuação em torno deles, dão origem aos 14 tópicos da Carta da Educação Integral, que trazem os fundamentos para se pensar a criação e implementação de programas e projetos de educação integral no Brasil.

A Carta aborda, por exemplo, a necessidade de criar uma escola de educação integral com dia letivo completo para todos e todas as crianças, adolescentes e jovens, como preconizou Anísio Teixeira, e de cumprir o Plano Nacional de Educação (PNE).

O objetivo do documento é contribuir com o estabelecimento de prioridades para a Educação brasileira e para a urgente reestruturação da política educacional no país a ser conduzida pelo Governo Lula, a fim de que as ações efetivamente promovam direitos, enfrentem as históricas desigualdades que assolam o país e apoiem no fortalecimento da democracia.

A Carta também surge no ensejo da criação da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, por meio do Decreto nº. 11.342, que ficará alocada na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

Quer saber como foi o I Seminário Nacional de Educação Integral? Leia a cobertura de todas as mesas abaixo: 

Educação integral é chave para enfrentar os atuais desafios do Brasil

Caminhos para recuperar a perspectiva integrada da Educação Básica

Educação integral não se faz sem intersetorialidade; entenda

Miguel Arroyo: “Quando esquecemos que trabalhamos com humanos, esquecemos da nossa humanidade”

Como a política educacional pode contribuir para a redução das desigualdades

Educação integral e tempo ampliado no Ensino Médio: quais modelos promovem direitos?

Parceria entre universidades e escolas apoia na efetivação do direito à educação integral

Por que e qual Educação Integral agora?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.