publicado dia 01/07/2022

Alfabetização na pandemia: confira 5 materiais que podem ajudar nas formações

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A Hora do Intervalo de junho debateu a alfabetização na pandemia, um dos temas que mais têm preocupado as escolas e as famílias de todo o Ensino Fundamental neste retorno presencial.

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Para conversar, recebemos a professora Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa Cedac, e Geisla Lima, professora alfabetizadora da rede municipal de Jundiaí (SP).

As especialistas debateram quais são as principais dificuldades, como escolas e professoras têm trabalhado atualmente para promover aprendizagens e os métodos e concepções de alfabetização que tem ajudado nesse processo. Tudo isso sem perder de vista a proteção integral dos estudantes, isto é, ofertando condições de acesso e permanência nas escolas e articulação intersetorial para a garantia dos demais direitos, como à alimentação.

Elas também indicaram livros e outros materiais que podem apoiar os estudos de educadores e educadoras para enfrentar o desafio da alfabetização na pandemia e garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes.

Confira as indicações: 

  • “Alfabetização: O quê, por quê e como”, por Silvia Colello (Summus Editorial, 2021).

“Este livro trata de discussões atuais de alfabetização e oferece contribuições para entender o panorama dos debates e perspectivas em relação à alfabetização”, explicou Tereza Perez, que selecionou um trecho da obra para resumir sua essência:

Mais do que conhecimento, conscientização e recriação da realidade, a língua escrita pode pelas vias da ficção e do imaginário, lidar com sentimentos, sonhos, desejos, perdas e dramas pessoas. Nessa perspectiva, é também um caminho para humanização e portanto para transformação das pessoas. – Silvia Colello em “Alfabetização: O quê, por quê e como”.

  • “Ingresso na escrita e nas culturas do escrito”, por Emilia Ferreiro (Editora Cortez, 2015).

“A autora aborda temas atuais para atualização na formação, como uso de tecnologias na alfabetização e uma análise mais aprofundada da hipótese silábica e da complexidade do processo de aprendizagem da ortografia”, afirmou Tereza.

  • Canal no Youtube da CE Cedac

A Comunidade Educativa Cedac possui um canal no Youtube em que há vários debates sobre alfabetização, letramento e promoção das aprendizagens, tanto do ponto de vista dos professores, em sala de aula, quanto da gestão educacional. No vídeo abaixo, por exemplo, duas especialistas debatem os desafios atuais da alfabetização:

  • Livros “Alfabetização e Letramento”, “Linguagem e Escola”, “Alfabetização: a questão dos métodos” e “Alfaletrar”, por Magda Soares.

“Sempre que eu preciso lembrar por que estou ensinando a ler e escrever, revisito estes livros”, disse a professora Geisla, que também indicou a plataforma no Youtube do Alfaletrar, do Cenpec, para estudos.

  • “Consciência fonológica na Educação Infantil e no ciclo de alfabetização”, por Artur Gomes de Morais (Editora Autêntica, 2019).

“Há muita confusão entre consciência fonológica e método fônico. O livro é bem esclarecedor e ajuda a desmistificar isso, porque a consciência fonológica é bem importante e não tem nada a ver com o método fônico”, explicou Geisla.

Assista ao debate sobre alfabetização na pandemia na íntegra:

Alfabetização: uma questão de método ou de política pública?

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