publicado dia 09/02/2026
7 materiais sobre território na Educação Integral
Reportagem: Da Redação
publicado dia 09/02/2026
Reportagem: Da Redação
📄Resumo: Como o território se conecta com a Educação Integral? Lista de materiais gratuitos traz conceitos e experiências que mostram como o entorno da escola pode virar sala de aula e como o território fortalece a Educação Integral e a expansão da jornada escolar.
Educar não acontece só dentro dos muros da escola. Quando a comunidade, os equipamentos públicos, a natureza e os saberes locais passam a ser reconhecidos como parte do processo pedagógico, nasce um território educativo: um lugar que educa junto, todos os dias, em diferentes espaços e tempos.
Leia Mais
A lista de materiais gratuitos, elaborada pelo Centro de Referências em Educação Integral, reúne definições sobre o conceito e caminhos práticos para investigar o entorno das escolas.
Também há relatos inspiradores de redes e escolas que expandem o currículo para o território, articulando políticas, pessoas e instituições para sustentar a Educação Integral e o tempo integral.
Confira a lista de materiais:
O que é um território educativo?
Um Território Educativo é aquele que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de crianças, jovens, adultos e idosos. Nos Territórios Educativos as diferentes políticas, espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano.
Como os territórios educativos podem apoiar o tempo integral nas escolas

Entenda como a constituição e o fortalecimento dos territórios educativos podem contribuir para a efetivação do Programa Escola em Tempo Integral.
Crédito: Divulgação
Com base em experiências reais de municípios e projetos brasileiros, entenda como pensar propostas intersetoriais, levando em conta equipamentos públicos ou da comunidade que extrapolem os muros da escola, expandindo assim o conceito de Educação para os bairros, distritos e cidade, numa ação conjunta com áreas como Saúde, Esporte e Cultura.
Território educativo: quatro estratégias para investigar o entorno da escola
Trazer o território dos estudantes para dentro da sala de aula e levar a turma para além dos muros da escola depende de um passo anterior: conhecer o que dos arredores se conecta com a história de vida e os interesses das crianças, adolescentes e suas famílias. Confira estratégias práticas para encontrar potenciais educativos ao redor da escola.
Professores percorrem o território de Diadema (SP) para planejar aulas mais significativas

Professores de Diadema (SP) mapeiam o entorno de suas escolas em busca de oportunidades educativas.
Crédito: Dino Santos/Prefeitura Municipal de Diadema
Poucos dias antes do início do ano letivo em Diadema (SP), os professores da rede municipal deixaram os muros de suas escolas para conhecer o território e a comunidade ao redor. De volta às salas de aula, tornou-se mais completo o olhar que têm para seus estudantes. Saiba mais detalhes da prática pedagógica.
Almirante Tamandaré (PR), onde o tempo integral acontece no território

Almirante Tamandaré (PR) conecta o território com a Educação Integral em Tempo Integral.
Crédito: Prefeitura de Almirante Tamandaré/Divulgação
O tempo integral em Almirante Tamandaré (PR), na região metropolitana de Curitiba, não se restringe à escola. Após um período na unidade, os estudantes realizam atividades em bibliotecas e quadras do bairro, e até na casa de um senhor que cultiva uma horta. Nessa extensão das escolas e no trabalho intersetorial, cria-se toda uma cidade educadora que faz uma pactuação em torno da proteção integral de suas crianças e adolescentes.
Ver essa foto no Instagram
No Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, em Pastos Bons, interior do Maranhão, que atende 300 estudantes de Ensino Médio em tempo integral, o que começou como uma aula eletiva semestral de meio ambiente e saúde, tornou-se um projeto que já dura quase dois anos e une os conteúdos curriculares a atividades práticas e em campo, em contato com os saberes do território e de seus sujeitos.
Em Jundiaí (SP), crianças aprendem fora da escola e com a natureza

Experiência de Educação Integral em Jundiai
Crédito: Secretaria de Educação de Jundiaí/Divulgação
Conheça detalhes de como o município de Jundiaí (SP) realiza projetos e experimentações em contato com a natureza e com o outro, tendo o respeito aos seus direitos integrais como primeiro ponto para que tudo isso possa acontecer.