publicado dia 19/10/2022

Educação Integral em Debate discute o papel da escola na garantia de direitos

por

Norteado pela busca por respostas para os desafios atuais da educação brasileira, o seminário Educação Integral em Debate reúne no dia 28 de outubro, das 9h às 17h (horário de Brasília), educadoras(es) e especialistas para discutir como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios. 

Leia + “Educação no Centro do Debate – Eleições 2022” analisa dez propostas para efetivar direitos das infâncias e adolescências

Com transmissão online pelo canal no Youtube do Futura, o evento contará com mesas redondas e conferências com profissionais que atuam em diferentes regiões do país. Participam das discussões grandes educadoras como Edneia Gonçalves (Ação Educativa), Natacha Costa (Associação Cidade Escola Aprendiz/Centro de Referências em Educação Integral), Márcia Bittencourt (Secretaria de Educação de Belém/PA) e Jaqueline Moll (Observatório Nacional de Educação Integral), além de professores e gestores escolares.  

Assista ao debate:

A proposta visa sensibilizar educadores, gestores de políticas públicas educacionais e outros agentes sociais a respeito da importância da Educação Integral como pauta prioritária para a garantia da aprendizagem e do desenvolvimento integral dos(as) estudantes. 

O evento é organizado pela Cidade Escola Aprendiz, Centro de Referências em Educação Integral (CR), CEDAC, CENPEC, CIEDS, Instituto Alana, Instituto Rodrigo Mendes, Fundação SM, Futura e SESC.

Confira a programação do Educação Integral em Debate

Abertura – 9h às 10h 

A escola pública no contexto pós-pandemia: o papel da escola como espaço coletivo e a garantia da aprendizagem e do desenvolvimento integral de todo/as e de cada um/a.

Convidada: Ednéia Gonçalves, socióloga, educadora e coordenadora executiva da Ação Educativa.  

Mediadora: Pilar Lacerda, educadora.

Mesa Redonda – 10h às 12h  

A escola pública brasileira e o desafio do trabalho em diferentes contextos: como organizar o trabalho pedagógico para garantir estratégias adequadas às diferentes trajetórias dos estudantes?

Participantes:

Juliana Rohsner – Secretária de Educação de Vitória (ES)

João Paulo Araújo – Gestor escolar em MG, Educador Nota 10 e vencedor do Prêmio Territórios 

Márcia Bittencourt – Secretária de Educação de Belém (PA)

Mediadora: Tereza Perez – Diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC

Mesa Redonda – 14h às 16h  

Impactos das violações de direitos na vida de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias: como garantir o direito à educação neste contexto? 

Participantes: 

Miriam Krezinger – Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ

Liliane Garcez –  Idealizadora e articuladora do Coletivxs

Julia Ribeiro – Oficial de Educação do UNICEF

Tânia Mara da Silva – Secretária de Educação de Santa Bárbara d’Oeste

Mediadora: Bel Santos Mayer – Educadora social, co-gestora da Rede LiteraSampa e formadora de jovens

Encerramento – 16h às 17h

Análise do contexto e perspectivas para o futuro: educação integral como pauta prioritária do direito à educação no Brasil.

Convidada: Jaqueline Moll, professora na UFRGS e membro da REDHUMANI e do Observatório Nacional de Educação Integral

Mediadora: Natacha Costa, diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz

Um panorama da ampliação das desigualdades no Brasil e seus impactos para a educação

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.