publicado dia 29/12/2015
As 10 matérias mais lidas no Centro de Referências em 2015
Reportagem: Dafne Melo
publicado dia 29/12/2015
Reportagem: Dafne Melo
Listas de filmes para trabalhar em sala de aula ou na formação docente, notícias sobre as verbas do Mais Educação, debates acerca da temática de gênero e iniciativas inovadoras e criativas na educação. Esses são alguns dos temas das matérias mais lidas durante 2015 no Centro de Referências em Educação Integral. Confira a lista e relembre:
#1. 15 filmes nacionais para crianças e adolescentes verem em cada momento do desenvolvimento
Filmes e outros recursos audiovisuais são ótimos disparadores para debates em sala de aula. Na perspectiva de dar aos docentes mais opções, e também de valorizar o cinema nacional, a especialista Claudia Mogadouro realizou uma seleção de produções brasileiras, sempre em diálogo com as potencialidades de cada história para estimular o desenvolvimento integral.
#2. 13 filmes para debater diversidade sexual e de gênero
Em meio às discussões sobre a inclusão de metas relacionadas ao combate dos diferentes tipos de descriminação sexual e de gêneros nos Planos Municipais de Educação, pelo país afora, o CR elencou uma série de produções que abordam a diversidade sexual e de gêneros, pensada para os docentes, em uma perspectiva de formação.
#3. Projeto de lei prevê prisão do docente que falar em “ideologia de gênero”
A educação, como não podia deixar de ser, não passa incólume à polarização do debate político no Brasil. Reportagem do CR fez um levantamento dos projetos de lei, tanto no Congresso Nacional como em estados e municípios, que buscam cercear o trabalho docente dentro da sala de aula, chegando a ameaçá-los de prisão caso discutam questões de gênero, por exemplo.
#4. 10 filmes para refletir sobre a juventude
Mais uma lista de filmes encabeça as 10 mais lidas do ano. Dessa vez, produções que auxiliam a todos – adultos e jovens – a pensar sobre uma das fases mais complexas da vida. A publicação, feita no Dia Mundial da Juventude, foi realizada junto com a organização Cipó.
#5. Secretarias municipais apontam atraso no repasse de verbas do Mais Educação
O programa de indução à educação integral do governo federal teve um ano conturbado. Apesar de valorizado por gestores, docentes, estudantes e comunidades das escolas em que foi implementado, o Mais Educação foi uma das primeiras vítimas do ajuste fiscal que recaiu sobre o Ministério da Educação em 2015.
#6. 10 vídeos para melhor compreender a infância
Outra lista de filmes, mas, dessa vez, produções que se dedicam a pensar os pequenos e pequenas. Feito em parceria com o Instituto Alana e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a relação traz documentários que colocam em debate tanto aspectos relacionados à aprendizagem, como à saúde e à relação com o consumo.
#7. Escolas na Argentina abolem divisão por sala e usam arte como fio condutor
A experiência mais lida do ano aborda uma rede de escolas experimentais – públicas e privadas – no país vizinho, que buscam formas inovadoras de educar.
O estímulo por meio da arte, a não separação de estudantes por idade – mas sim por interesse – e mecanismos de gestão democrática são alguns dos caminhos que essas instituições, consideradas modelo, adotam no dia a dia.
#8. MEC anuncia grupo de trabalho pata identificar práticas inovadoras na educação básica
A inovação na Educação chamou mais uma vez a atenção da audiência. Dessa vez, tratou-se de uma iniciativa do MEC que teve como objetivo mapear experiências criativas no Brasil, tanto na iniciativa pública como privada, tanto impulsionadas por escolas como por organizações. Os primeiros resultados do levantamento já foram divulgados pelo Ministério.
#9. Segunda parcela de 2014 do Mais de Educação teria começado a ser liberada
De novo, a expectativa pelo recebimento das verbas do Mais Educação refletiu no número de leitores que buscaram por notícias relacionadas ao tema. Nem todas as escolas que aderiram ao programa tiveram acesso integralmente aos valores correspondentes a 2014, tampouco aos de 2015. Para 2016, a verba para o programa será ainda menor.
#10. 20 pílulas sobre o ato de educar e ser educador
“O bom educador é aquele que aprende mais do que ensina”. Essa é parte de algumas das pílulas de Tião Rocha, que divulgou, em forma de frases curtas e sugestivas, reflexões provocativas, no melhor sentido, acerca do ato de educar.