publicado dia 18/05/2020

Flacso lança curso sobre juventudes, espaço escolar e violências

De 01/09/2020 até 31/03/2021

Lidar com adolescentes e jovens exige uma revisão permanente de conceitos, categorias e formulações, na perspectiva de potencializar os processos educativos afim de mudar o clima escolar e as relações sociais nas escolas. Por isso, a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), lança o curso de aperfeiçoamento Juventudes, espaço escolar e violências: uma proposta de intervenção social.

Leia + Gestão democrática: como ouvir jovens na escola?

Ele busca fornecer instrumentos e ferramentas conceituais, teóricas e práticas que permitam discutir a participação dos jovens no contexto atual, as violências e convivência escolar, analisando efeitos e sua vinculação com a participação, os direitos humanos e a construção da cidadania.

Também será apresentado um panorama conceitual e empírico sobre juventudes no Brasil e na América Latina, escola e seus desafios, as violências nas escolas, diagnóstico participativo e plano de ação, a fim de aprofundar leituras, análises, debates para uma melhor compreensão de temas contemporâneos.

O curso é voltado para profissionais da educação, da saúde, da segurança, da assistência social, entre outros; pesquisadores; gestores em políticas públicas; profissionais vinculados à área social e/ou da sociedade civil organizada; ativistas e militantes de organizações, movimentos sociais e partidos políticos, de modo integrado e intersetorial.

A modalidade será a distância, via internet, através da Plataforma de Educação Virtual da Flacso Brasil. As atividades serão assíncronas, de modo que os estudantes possam acessar aulas, tarefas, vídeos, textos e demais materiais nas datas, horários e locais de acordo com sua disponibilidade, dentro do cronograma previsto. Terão acompanhamento de tutores e da coordenação acadêmica.

As inscrições podem ser feitas até 20 de agosto, pelo site da Flacso, e as aulas terão início em setembro de 2020 e conclusão prevista para março de 2021, prazo para entrega do trabalho de conclusão do curso. Ao final, os participantes receberão uma certificação de Aperfeiçoamento em Educação e Juventudes.

O quê

Juventudes, espaço escolar e violências: uma proposta de intervenção social

Quando

De 01/09/2020 até 31/03/2021

Inscrições

15/04/2020 - 20/08/2020

Mais informações

http://flacso.org.br

4 maneiras de articular juventudes e sociedade

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.