Leia mais 27/08/2013 Como envolver parceiros da comunidade em projetos de educação integral? Abrir a escola à comunidade local, tornando-a um ponto de referência onde as pessoas podem discutir temas de seu interesse é um bom início para aproximar os diversos sujeitos à escola e, assim, a um processo de educação integral.
Leia mais 27/08/2013 Como formar redes para Educação Integral? A educação integra convoca a articulação de redes em que indivíduos, organizações e equipamentos constroem juntos meios de colaboração para contribuírem ao processo formativo e garantia de direitos das pessoas.
Leia mais 27/08/2013 Como realizar um mapeamento dos potenciais educativos? Quando realizamos ações que envolvem articulação e interlocução entre diferentes atores é preciso antes identificá-los, compreendendo quais são suas características e potencialidades para a realização de uma ação conjunta.
Leia mais 27/08/2013 Como colaborar com escolas em projetos de Educação Integral? Ao decidir apoiar uma escola na implementação de uma atividade ou proposta de Educação Integral, é preciso levar em conta a importância do diálogo com a instituição.
Leia mais 27/08/2013 Como elaborar uma proposta pedagógica com foco em Educação Integral? O PPP define e reflete a identidade da instituição, bem como a forma como esta se relacionará com a comunidade em que se insere.
Leia mais 27/08/2013 Como integrar e formar novos agentes educativos para um programa de educação integral? A educação integral convida todos os envolvidos a uma lógica de colaboração permanente em que as funções individuais se transformam em funções coletivas.
Leia mais 27/08/2013 Como financiar um programa de educação integral? Para financiar programas de educação integral é necessário investir na articulação intersetorial de secretarias, políticas e programas e no estreitamento da relação entre escola e comunidade.
Leia mais 27/08/2013 Como normatizar um programa de Educação Integral? Para implementar um programa de educação integral é preciso que a gestão pública invista em orientações gerais e marcos legais regionais que possam amparar as ações das escolas, equipamentos públicos e outros órgãos de gestão.