Publicado dia 21/02/2024

Racismo ambiental

Nos anos 80, o líder de direitos civis Benjamin Chavis, que chegou a trabalhar ao lado do Dr. Martin Luther King Jr., cria o termo racismo ambiental, em meio a manifestações e reivindicações do movimento negro norte americano.

O conceito surgiu a partir de sua observação de um padrão que se repetia: áreas negras, de latinos e hispânicos, costumavam ser mais impactadas por degradação ambiental e despejos tóxicos do que as áreas ocupadas por pessoas majoritariamente brancas.

O racismo ambiental, portanto, define a forma desigual com que os problemas ambientais impactam as populações. As mais afetadas são as que já estão submetidas a outras vulnerabilizações raciais, sociais e econômicas.

imagem

Compreender o racismo ambiental no Brasil passa por entender como ele se estrutura em todas as dimensões de nossa sociedade

Crédito: iStockphoto

No contexto brasileiro atual, o racismo ambiental se faz presente quando falta água e o esgoto é ao céu aberto nas periferias, mas não nas áreas nobres. Quando não há pessoas negras e indígenas decidindo, nos espaços de poder, sobre seus próprios territórios.

Racismo ambiental e Educação

Seu enfrentamento passa por combater o racismo em toda a sociedade e as escolas podem contribuir por meio da Educação Ambiental e da formação democrática e para a cidadania dos estudantes.

Ainda, incentivando a postura ativa e protagonista de crianças e jovens, que podem atuar em seus territórios a partir de um conjunto de ações planejadas coletivamente e intersetorialmente, ou seja, com a presença da comunidade escolar e das lideranças comunitárias, em articulação com as demais Secretarias e agentes do território.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.