Avaliação educacional A avaliação educacional é a forma como professores medem o resultado dos processos de aprendizagem dos estudantes. Atualmente, as avaliações se dão de forma pontual, em formato de exames, que qualificam os estudantes por meio de conceitos.
Avaliação na Educação Integral A avaliação na perspectiva da Educação Integral necessariamente exige uma reflexão conceitual sobre temas como os tempos-espaços de aprendizagem, o que é qualidade de ensino e quais os métodos de atribuição de valor.
Bairro-escola Entenda esta proposta de aprendizagem compartilhada que articula e aproxima escolas, comunidades, organizações sociais, empresas e poder público, com o objetivo de promover condições para o desenvolvimento integral de indivíduos e territórios.
Ciclos A educação brasileira está organizada em ciclos que vão de 3 a 4 anos, que contêm os conteúdos de cada etapa da vida escolar do estudante.
Cidade Educadora Entenda como os diferentes espaços, tempos e atores de um território são compreendidos como agentes pedagógicos e, que podem, ao assumirem uma intencionalidade educativa, garantir a perenidade do processo de formação dos indivíduos para além da escola.
Competência A competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações.
Comunicação para o desenvolvimento A Comunicação para o Desenvolvimento se apresenta como um conjunto de estratégias para engajar comunidades no acesso e promoção do direito à educação de qualidade.
Comunidade As comunidades, formadas por pais, moradores da região, funcionários, trabalhadores das organizações locais, de instituições privadas e públicas, entre outros, assumem função essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Comunidade de Aprendizagem O conceito diz respeito a projetos educativos que extrapolam os limites da escola, envolvendo toda a comunidade no processo de formação de seus indivíduos