Existe em Portugal, próxima à cidade do Porto, uma escola que dá concretude aos ideais de uma educação integral, inclusiva, pública e democrática: é a Escola da Ponte. Fundada em 1976, ela atende estudantes de 5 a 14 anos e tem como projeto “Fazer a Ponte”, ou seja, formar cidadãos autônomos, solidários e comprometidos com a democracia.
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“Todos precisamos de aprender e todos podemos aprender uns com os outros e quem aprende, aprende a seu modo no exercício da Cidadania”, diz um trecho da definição do projeto da Escola da Ponte, que tem o educador José Pacheco como um de seus idealizadores.
Para cultivar esses ideais, a escola foge ao modelo tradicional de ensino e repensa toda a pedagogia e infraestrutura. Assim, não existem salas de aula, no sentido tradicional, mas espaços de trabalho, onde são disponibilizados diversos recursos, como livros, dicionários, internet, vídeos e outras fontes variadas de conhecimento.
Os estudantes, que se agrupam e reagrupam de diferentes maneiras, com autonomia, de acordo com seus afetos e interesses, não são divididos por idade, mas convivem juntos neste mesmo espaço de trabalho, repletos de mesas redondas que favorecem conversas.
No lugar de aulas, os educadores propõem projetos de pesquisa que tenham conexão direta com a realidade e os interesses das crianças e adolescentes. Além de observar como vai o desenvolvimento deles em relação às aprendizagens, também estão atentos a como vai a vida fora da escola.
Cada estudante escolhe ainda um tutor, qualquer indivíduo da comunidade escolar – funcionários, professores, familiares -, que será responsável por orientá-lo no percurso pedagógico que ele estabelece para si mesmo. Dessa forma, o aluno e seu tutor avaliam juntos como foi o processo de aprendizagem, se os objetivos foram alcançados, se ficou alguma dúvida e se a criança ou o adolescente está satisfeito com o que alcançou.
Em vez de provas, o tutor e estudante estabelecem que mecanismo utilizarão para aferir a satisfação e se o conteúdo foi assimilado, em um processo bastante dialógico e em si educativo.