Publicado dia 09/12/2013

Comunidade de aprendizagem

A comunidade de aprendizagem é um conceito que objetiva diversificação das aprendizagens e que contribui com a garantia das mesmas oportunidades educacionais e de realização pessoal para todos. A partir de uma lógica comunitária, que toma por referência a política de direitos humanos, opera transformações nas estruturas de comunicação, intensificando a colaboração entre instituições e agentes educativos locais.

O foco dessa proposta está na aprendizagem dos alunos e no envolvimento de familiares e membros da comunidade em um ambiente de diálogo igualitário que converte a escola em um espaço onde “todos são responsáveis, todos aprendem, todos ensinam”.

Segundo o Instituto Natura, há três indicadores que possibilitam avaliar se uma comunidade de aprendizagem está ou não estabelecida: equidade, garantindo aprendizagem para todos; eficácia, assegurando a excelência na aprendizagem; e coesão social para transformação dos alunos, da escola e da sociedade, tanto no que diz respeito aos conhecimentos formais como à convivência respeitosa mediada por valores de solidariedade e respeito à diversidade.

Saiba + Comunidades de aprendizagem – Instituto Natura
Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – Ufscar

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.