IslandWood aposta em vivência na natureza para tirar o conhecimento dos livros e aproximá-lo das crianças
Publicado dia 22/07/2014
Publicado dia 22/07/2014
Iniciativa: IslandWood
Pública ou privada: Privada
Descrição: Você sabe o que acontece depois que aperta a descarga? Sabe apontar de que lado o sol nasce? Sabe explicar um pé de abacaxi? Para quem está habituado à vida nas cidades estas perguntas podem ser difíceis de responder. Para diminuir essa lacuna é que surgiu o centro educacional IslandWood, nos Estados Unidos. Como norte das atividades, a ideia de que o conhecimento está em todos os lugares e de que o mundo é uma sala de aula.
A iniciativa surgiu da ideia de oferecer um centro de aprendizagem ambiental para crianças sem acesso a programas educativos ao ar livre. Segundo a idealizadora do projeto, Debbi Brainerd, para as crianças se tornarem emocionalmente conectadas ao seu mundo e cuidarem dele é necessário que elas possam acessá-lo e entende-lo. Era necessário um espaço para que os jovens pudessem experimentar os prazeres do aprendizado ao ar livre e explorar a natureza. A partir destas experiências seria possível desenvolver sua própria capacidade de mudar o mundo.
O local encontrado por Debbi e seu marido, Paul, para concretizar a ideia estava na própria cidade em que moravam, Bainbridge Island, no estado americano de Washington. A área encontrada estava ao sul da ilha. Após alguns anos de planejamento, o local recebeu algumas estruturas que são os sonhos de muitas crianças, como casa na árvore, sala de aula flutuante, ponte pênsil e uma torre de observação no meio da floresta. Não à toa essas construções lembram os sonhos de infância. Para a construção de IslandWood, estudantes de arquitetura da Universidade de Washington conversaram com cerca de 250 crianças para descobrir suas ideias. A partir disso, criou-se o projeto arquitetônico do centro educacional.
A aprendizagem em IslandWood passa por diferentes áreas do conhecimento, sempre partindo da premissa de que as pessoas aprendem melhor a partir de experiências variadas combinadas com a reflexão. As atividades abrangem ecologia, música, cultura, culinária, agricultura, artes e história, entre outras áreas, sempre por meio de vivências práticas. Em IslandWood, as crianças cuidam da horta, aprendem a plantar, colher e cozinhar; é possível ir ao rio ou à mata colher elementos para ser analisados no laboratório. A imersão no mundo natural tem como objetivo dar significado real ao saber acadêmico, amplificando-o e garantindo que os estudantes façam correlações entre os diferentes temas do conhecimento. A proposta pedagógica em IslandWood busca reforçar a importância e benefícios do trabalho colaborativo e mostrar como cada pessoa pode contribuir com a sua comunidade e meio ambiente.
Existem diferentes maneiras de conhecer e vivenciar IslandWood. Há programas voltados para escolas que duram quatro dias, de férias e experiências de apenas um dia.
Conheça mais sobre a experiência (em inglês):
Início e duração: de 2002 até os dias atuais.
Local: Estados Unidos
Responsáveis: Island Wood
Principais resultados: Ao longo de sua primeira década (2002-2012), IslandWood recebeu 12 mil estudantes de 160 escolas. E, para além da atuação direta com crianças, adolescentes e jovens, a iniciativa atua com professores que, ao acompanharem seus alunos, são convidados a experimentar e perceber novas formas de ensinar.
Para os diretores envolvidos com a proposta e para a Universidade de Washington, a prática de aprender com e na natureza consegue impactar as escolas em ambientes urbanos: após a experiência vivida em IslandWood, os educadores conseguem dar continuidade aos estudos da imersão em suas próprias comunidades, convidando os estudantes a perceberem e ressignificarem o meio em que vivem a partir dos conhecimentos vivenciados no centro educacional.
Para as escolas envolvidas com a proposta, as crianças aprimoram seu senso de responsabilidade, trabalho coletivo e respeito ao próximo, já que são convidados a juntas elaborar e realizar tarefas que exigem diálogo, cooperação e olhar atento para o grupo e para o ambiente. Resultado este que se evidencia ainda mais quando há imersões com pernoites em IslandWood.
A iniciativa oferece também um programa de pós-graduação, no nível de mestrado, certificado pela Faculdade de Educação da Universidade de Washington. Durante um dos dois anos de curso, os universitários aprendem in loco a trabalhar com práticas de educação experimental e multicultural para crianças do 4º ao 6º ano do que equivale ao ensino fundamental brasileiro.
Como um diferencial, os estudantes têm que acompanhar as turmas e escolas que participam da iniciativa, em visitas pré e pós formação na IslandWood.
Contatos:
Telefone: +1 2068554300
Email: [email protected]
Site: http://www.islandwood.org