Leia mais 05/09/2017 Em Canela (RS), escola de tempo integral alia-se à comunidade para transformar realidade local A Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, em Canela (RS), implementou o tempo integral graças à articulação com o território e famílias
Leia mais 11/01/2017 Rede municipal de Porto Alegre amplia jornada e aproxima escolas e território Secretaria de Educação se uniu com 19 instituições parceiras e qualificou a ampliação da jornada em 48 unidades da rede da capital gaúcha.
Leia mais 07/08/2015 Colégio no RS é exemplo de inclusão de estudantes com deficiência Escola Estadual Coronel Pilar, em Santa Maria (RS), iniciou mudanças de gestão escolar em 1993, buscando uma maior inclusão
Leia mais 29/04/2015 Programa Saúde na Escola (PSE): intersetorialidade como premissa para desenvolvimento integral Ministérios da Saúde e Educação se aproximam para pensar estratégias e promover ações conjuntas nas escolas do país.
Leia mais 15/12/2014 Em Novo Hamburgo, diferentes caminhos da educação integral buscam garantir a aprendizagem Há cinco anos, o município gaúcho busca diversificar tempos, espaços e oportunidades educativas.
Leia mais 12/12/2014 RS: Programa intersetorial apoia aprendizagem das crianças nas férias Iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) de Estrela (RS) oferta possibilidades de esporte, cultura e lazer no período de recesso escolar.
Leia mais 23/09/2014 “Amigos do Zippy” apoia escolas a serem facilitadoras do desenvolvimento emocional das crianças Iniciativa atua com crianças do 1º e 2º ano fundamental a partir de instrumentos lúdicos que dialogam com o cotidiano da escola.
Leia mais 08/07/2014 Nuvem TV: a pesquisa como indutora da aprendizagem Projeto propõe desafios e conta com o conhecimento dos participantes para construir conhecimento.
Leia mais 19/06/2014 Território do Brincar promove intercâmbio cultural de brincadeiras A partir de um trabalho de escuta dos repertórios de brincadeiras de crianças, iniciativa quer promover, em diálogo com escolas e comunidade, o intercâmbio de saberes, registros e difusão da cultura infantil.
Por meio das Artes, professora aborda questões raciais e de gênero na Educação Infantil Trabalhar questões raciais e de gênero com crianças pequenas pode ser um desafio; para se inspirar, conheça a experiência da professora Carla Pinheiro, de Lauro de Freitas (BA)
Professor leva crianças a uma volta ao mundo a partir da música Na escola municipal Hélio Damante, no interior de SP, o professor Sérgio Tück ensina músicas de diferentes países para crianças do Ensino Fundamental I
CIEI Serra Grande: como nasce um PPP redigido a várias mãos e com base nos saberes locais? Em Serra Grande, Uruçuca (BA), teve origem o Centro Integrado de Educação Integral de Serra Grande (CIEI), envolvendo a comunidade e os saberes locais
Jundiaí (SP) promove atividades ao ar livre para estudantes da rede Ar livre vira “sala de aula” segura para estudantes de Jundiaí (SP) durante a pandemia