publicado dia 22/03/2022

Venha dialogar sobre o mundo adulto que as crianças precisam e desejam

De 28/03/2022 até 30/03/2022

“Como transformar o mundo adulto, a partir da perspectiva das crianças?” é a questão norteadora dos três encontros virtuais que serão realizados pela Avante – Educação e Mobilização Social entre 28 e 30 de março.

Leia + Lydia Hortélio e a cultura das infâncias brasileiras

Voltado para todos que trabalham, convivem ou sejam responsáveis por crianças e infâncias, os eventos são online, gratuitos e abertos ao público no Canal da Avante no YouTube.

Foram convidados especialistas que apresentam as discussões com base em conversas, registros e encontros que tiveram com crianças, e trazem reflexões atuais sobre os principais desafios que nós adultos enfrentamos na promoção de uma vida sustentável e de bem-estar social para as gerações futuras.

Programação

“Como as velocidades e tempos do mundo produtivo e tecnológico afetam crianças pequenas?”

A série começa no dia 28, segunda-feira, às 10h, com o Diretor de Educação da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm (Brasil); a co-coordenadora do programa Global Leaders das Américas (GLLAM), que integra o Conselho do World Forun e é co-diretora da Edupas, Carmen Hernáez (Argentina); e a doutora em antropologia pela PPGAS/UFSC, focada na pesquisa de/com crianças, Rita de Cássia (Brasil).

“Como a discriminação e o preconceito impactam na vida das crianças desde a primeira infância?”

Na sequência, 29, terça-feira, no mesmo horário, participam a integrante do Geledés Instituto da Mulher Negra e Doutora em antropologia social pela Unicamp, além de Harvard Alumni Fellow, Jaqueline Lima Santos (Brasil); a pedagoga, Isabella Quesadas (Colômbia), que atua junto a comunidades afro em condições de vulnerabilidade, deslocamento forçado e vítimas do conflito armado; e a Mestra em direito público pela PUC-SP, Envie Santiago (Brasil).

“De que forma o convívio com a natureza influencia a vida das crianças?“

Por fim, o evento vai ouvir a psicóloga (UFBA) e Doutora em estudos da criança pela Universidade do Minho (Portugal), Juliana Prates (Brasil); a Doutoranda em arquitetura paisagística e ecologia urbana pelo Programa, das Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra, Juliana Agatti (Brasil); e o vice-presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana e escritor e liderança indígena do povo Baniwa, André Baniwa (Brasil).

Os webinários são uma parceria com a Fundação Porticus e fazem parte das ações da Avante enquanto Coordenação Regional do programa Global Leaders das Américas/Fundação World Forum. É esse olhar sobre a potência da infância para a transformação social que o movimento Global Leaders na América Latina quer fortalecer.

 

O quê

Como transformar o mundo adulto, a partir da perspectiva das crianças?

Quando

De 28/03/2022 às 10:00 até 30/03/2022 às 12:00

Onde

Canal do Youtube da Avante

Lunetas publica série de conteúdos sobre crise climática e infâncias

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.