publicado dia 27/08/2021

UNICEF e Instituto Rodrigo Mendes debatem educação inclusiva; participe

01/09/2021

A educação inclusiva é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes, com ou sem deficiência, além de ser um direito de todos e todas. É por meio dela que crianças e adolescentes podem participar, de maneira equitativa, dos processos de ensino e aprendizagem e aprender a conviver e respeitar a diversidade. Ainda hoje, contudo, estudantes com deficiência encontram barreiras para terem seu direito garantido.

Leia + Em defesa da educação inclusiva

Para debater, a partir de experiências práticas, os caminhos para a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola regular, o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Rodrigo Mendes realizam, no dia 1º de setembro, o seminário “Como colocar em prática a educação inclusiva?”.

O encontro virtual será realizado no Youtube do UNICEF, das 15h às 17h (horário de Brasília), com legenda, audiodescrição e libras, e não é necessária inscrição prévia.

Confira a programação

15h – Abertura:

  • Rodrigo Hübner Mendes: fundador e CEO do Instituto Rodrigo Mendes

  • Ítalo Dutra: chefe de Educação no UNICEF Brasil

15h30 – Painel de experiências:

  • Juliana Corrêa Forte: coordenadora pedagógica da educação infantil na rede municipal de São Paulo, apresenta a experiência do projeto “Sistema Solar”, iniciativa concebida a partir da participação de Juliana no projeto “Materiais pedagógicos acessíveis”.

  • Ana Célia Sousa Vieira: professora de Língua Portuguesa na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e coordenadora pedagógica na Unidade Escolar Professora Maria De Lourdes Rebelo, apresenta o relato de uma trajetória inclusiva no Ensino Médio do estudante Dante Isaac dos Anjos, que cursa hoje o ensino superior no Instituto Federal do Piauí

  • Katyuscia Maria da Silva: pedagoga da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e assessora pedagógica do Setor de Educação Especial da Secretaria de Educação do Município de Natal/RN, apresenta a experiência com o projeto “Badminton”, que é resultado da participação no projeto “Portas abertas para a inclusão – Educação física inclusiva”.

16h30 – Lançamento websérie “Educação Inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar.” e bate-papo entre os painelistas sobre desafios e perspectivas.

Assista ao evento no dia 1 de setembro, a partir das 15h:

O quê

Como colocar em prática a educação inclusiva?

Quando

01/09/2021 entre 15:00 e 17:00

Onde

Canal do Youtube do UNICEF

6 projetos de acessibilidade e inclusão feitos por crianças

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.