publicado dia 23/10/2023

Porto Alegre recebe Ciclo de Seminários Escola em Tempo Integral

De 24/10/2023 até 25/10/2023

📄Resumo: A etapa regional Sul do Ciclo de Seminários Escola em Tempo Integral acontece em Porto Alegre (RS) nos dias 24 e 25/10. O encontro, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), será no formato híbrido (presencial com transmissão online ao vivo). 

O Ciclo de Seminários Escola em Tempo Integral chega à região Sul do Brasil. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo discutir os rumos do Programa Escola em Tempo Integral de maneira regionalizada. 

Leia + Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral 

Nesta etapa, os encontros acontecerão em Porto Alegre (RS), nos dias 24 e 25/10, com transmissão ao vivo simultânea para todo o país. O evento será sediado no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, do Ministério Público do Rio Grande do Sul. 

Na ocasião, especialistas, educadores e representantes do governo federal debaterão diretrizes e premissas para o tempo integral nas escolas. 

Leia + Escola em Tempo Integral: Diadema (SP) debate cultura, esporte, meio ambiente e direitos humanos

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre tempo integral e Educação Integral, bem como definir os  princípios orientadores da política desenhada pelo MEC, o Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral já passou por Belém (PA), Recife (PE), Cuiabá (MT) e Diadema (SP). 

Programação e transmissão ao vivo 

Terça-feira, 24/10

O encontro iniciará às 9h com a solenidade de abertura, que reunirá autoridades, educadores e representantes dos governos municipal e federal. 

Estão previstas a presença da coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do MEC, Raquel Franzim, da secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, e do Secretário Municipal de Educação de Porto Alegre, José Paulo da Rosa. 

📌Confira a programação completa, com a relação de todos os painelistas, no site do MEC.

Também integra a programação a Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS, representando a ANPEd, Jaqueline Moll. 

A seguir, acontecem painéis sobre intersetorialidade, Educação Integral em tempo integral e a jornada expandida na Educação Infantil.  

Quarta-feira, 25/10

No segundo dia, estão programadas discussões sobre a Legislação na Política de Educação Integral, além das especificidades da política pública para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

A educadora Sherol dos Santos, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação do Rio Grande do Sul, também abordará a questão da equidade na Educação Integral. 

O quê

Ciclo de Seminários Escola em Tempo Integral - Etapa Sul

Quando

De 24/10/2023 às 09:00 até 25/10/2023 às 18:00

Onde

Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público do Rio Grande do Sul Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, Praia de Belas, Porto Alegre (RS)

Mais informações

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/eventos/escola-em-tempo-integral-porto-alegre

Seminário Escola em Tempo Integral dialoga sobre inclusão e democracia no Ensino Médio

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.