publicado dia 11/11/2020

Participe do debate sobre crianças e adolescentes na internet

16/11/2020

Para garantia da ampla proteção dos direitos, é preciso dialogar coletivamente acerca dos desafios e potencialidades que se apresentam no ambiente digital para as crianças e adolescentes, de modo que todas possam participar e se expressar nesse universo. É com esse intuito que, no dia 16 de novembro, a partir das 10h, acontece o “5º Simpósio – Crianças e Adolescentes na Internet”.

Leia + Uso de recursos digitais por escolas requer cuidados e proteção de dados, afirmam especialistas

Organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em uma correalização com o Instituto Alana e a SaferNet Brasil, o encontro online tem o objetivo de discutir sobre o uso mais seguro e responsável da internet pelos jovens. 

Voltado a educadores e famílias, o evento está dividido em quatro painéis para debater temas como privacidade e educação dos jovens no ambiente digital e os impactos da exposição de crianças e adolescentes na internet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Simpósio – Crianças e Adolescentes na Internet.

Confira a programação completa:

Abertura (10h – 10h20)

Com participação de Isabella Henriques (Instituto Alana), Kelli Angelini Neves (NIC.br) e Thiago Tavares (SaferNet)

Painel 1: “Isolamento físico e interações on-line: entre a socialização necessária e o uso excessivo” (10h30 – 11h40)

Com participação de Alexandre Coimbra Amaral (psicólogo), Daniel Tornaim Spritzer (UFRGS), Karen Scavacini (Instituto Vita Alere) e Renata Tomaz (UFF). Mediação de Alexandre Barbosa (Cetic.br | NIC.br)

Painel 2: “Sociabilidade digital de crianças e adolescentes: a construção de relações modernas ou frágeis?” (11h50 – 12h50)

Com participação de Ilana Katz (psicanalista e pesquisadora na área da infância) e Rodrigo Nejm (SaferNet Brasil). Mediação de Maria Isabel de Barros (Instituto Alana)

Painel 3: “Debate sobre práticas – Como proteger dados pessoais de crianças e adolescentes nas escolas: limites, ações e responsabilidades” (15h30 – 16h30)

Com participação de Elora Fernandes (UERJ), Kelli Angelini Neves (NIC.br) e Rafael Zanatta (Data Privacy Brasil). Mediação de André Ramiro (Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife – IP.rec)

Painel 4: “Debate sobre práticas – Compartilhando responsabilidades e práticas na proteção dos direitos de crianças e adolescentes na Internet” (16h40 – 18h)

Com participação de Daniele Kleiner (Facebook), Guilherme Polanczyk (FGV/SP), Miriam Von Zuben (CERT.br | NIC.br), Patrícia Blanco (Palavra Aberta) e Priscila Gonsales (Educadigital). Mediação de Isabella Henriques (Instituto Alana)

Encerramento (18h – 18h10)

O quê

5º Simpósio - Crianças e Adolescentes na Internet

Quando

16/11/2020 entre 10:00 e 18:00

Conheça 6 youtubers que dão verdadeiras aulas na internet

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.