publicado dia 19/10/2021

Participe do colóquio “Perspectivas de uma Educação Integral no Contexto dos Intervalos Democráticos da Sociedade Brasileira”

19/10/2021

Acontece nesta terça-feira 19, a partir das 16h (horário de Brasília), o colóquio “Perspectivas de uma Educação Integral no Contexto dos Intervalos Democráticos da Sociedade Brasileira“, que vai colocar em pauta o debate da educação integral, a partir da construção e implantação de três experiências marcantes no cenário educacional brasileiro, entremeadas por interrupções da ordem democrática no país.

Leia + CR defende ações para garantia de direitos em meio ao agravamento da pandemia

As Escolas Parque, pensadas por Anísio Teixeira, serão abordadas pela Profa. Alice Fátima Martins (Universidade Federal de Goiás); os CIEPs – Centros Integrados de Educação Pública de Darcy Ribeiro, pela Profa. Lucia Velloso (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); e a experiência recente do Programa Mais Educação será abordada pela Profa. Lúcia Alvarez (Universidade Federal de Minas Gerais) e pelo Prof. César Nunes (Universidade Estadual de Campinas), que também abordará aspectos gerais dos esforços da sociedade brasileira pela escola democrática e popular.

As convidadas e o convidado são implicados, em diferentes momentos históricos, na construção destes esforços para fazer a escola republicana, comum, laica e de qualidade no Brasil, trazendo diferentes aspectos desta construção, repetidamente interrompida na história da educação brasileira.

Esse encontro abre a possibilidade de conhecer mais a fundo essas importantes experiências e sua história, revisitar aquilo que entendemos por educação integral em exemplos concretos, com seus desafios político-pedagógicos e superações, e reafirmar seu papel estruturador em uma sociedade onde a democracia possa ter alta intensidade, tanto no seu aspecto formal, quanto na sua vivência real.

O colóquio será transmitido no canal da Cátedra no YouTube e não é preciso fazer inscrição prévia. O envio de perguntas e comentários será feito pelo chat do YouTube e, para entender como funciona o processo de certificação, leia as orientações clicando aqui.

O evento é organizado pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica com curadoria de Jaqueline Moll e apoio do Instituto de Estudos Avançados e da Fundação Itaú para Educação e Cultura.

O quê

Perspectivas de uma Educação Integral no Contexto dos Intervalos Democráticos da Sociedade Brasileira

Quando

19/10/2021 entre 16:00 e 18:00

“Não se faz educação integral em tempos de retirada de direitos”, afirma Jaqueline Moll

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.