publicado dia 17/07/2020
Instituto Tomie Ohtake lança publicação: Prêmio Territórios – Ideias sobre educação integral e a relação escola território
De 21/07/2020 até 04/08/2020
publicado dia 17/07/2020
De 21/07/2020 até 04/08/2020
O Instituto Tomie Ohtake lança sua primeira publicação: Prêmio Territórios – ideias sobre educação integral e a relação escola território. O documento parte da premiação realizada desde 2016 com o objetivo de mapear e reconhecer os projetos escolares que, a partir da concepção de uma educação integral, criem vínculos com os territórios da cidade de São Paulo nos processos de aprendizagem dos estudantes.
Leia + Psicanalista Christian Dunker propõe relação entre escola e território contra “lógica de condomínio”
A publicação, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e da Fundação SM, e patrocínio da Estácio e da Uber, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios na formação de educadores ao longo de seus quatro anos, convida profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes.
Participam da publicação: Beatriz Goulart, Bernardo Toro, Dayana Araújo, Felipe Arruda, Grupo Contrafilé, Helena Singer, Javier Palop Sancho, Macaé Evaristo, Maria Antônia Goulart, Marieta Colucci, Muniz Sodré, Natacha Costa, Natame Diniz, Pilar Lacerda, Raiana Ribeiro, Ricardo Ohtake, além da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e de professores e estudantes selecionados pelo Prêmio Territórios.
Baixe a publicação Prêmio Territórios – Ideias sobre educação integral e a relação escola território gratuitamente.
Para o lançamento, serão feitas três conversas online acerca das temáticas norteadoras desse material: democracia, educação integral e território. O link da live estará disponível no dia do evento nas redes do Instituto Tomie Ohtake.
“A intenção é discutir o papel da educação integral e da sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática, recuperando preceitos da educação integral e suas aplicações nesse momento desafiador de pandemia e de ameaça a direitos fundamentais no Brasil.”, comenta Felipe Arruda, organizador da publicação e diretor do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake.
Confira a programação dos debates virtuais
21 de julho, terça-feira, das 16h às 18h
Convidados: Macaé Evaristo, Pilar Lacerda e Ricardo Ohtake
Participação especial: Bernardo Toro
28 de julho, terça-feira, das 16h às 18h
Convidados: Helena Singer, Natacha Costa e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Participação especial: Tania Uehara
4 de agosto, terça-feira, das 16h às 18h
Convidados: Beatriz Goulart, Maria Antônia Goulart e André Gravatá
Participação especial: Coletivo Contrafilé
Voltado a escolas e professores da rede pública municipal de São Paulo, o Prêmio Territórios busca dar visibilidade a projetos escolares que explorem as diversas potencialidades da cidade, promovendo ações que aconteçam intra e/ou extramuros, que sejam exemplares na perspectiva de uma educação integral e que tenham a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.
Já foram premiados 40 projetos em todas as regiões de São Paulo, e cada um deles conta com um documentário que é possível assistir no site do Prêmio Territórios.
Prêmio Territórios - Ideias sobre educação integral e a relação escola território
De 21/07/2020 às 16:00 até 04/08/2020 às 18:00
Pelas redes sociais do Instituto Tomie Ohtake
www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br