publicado dia 24/02/2021

Instituto Rodrigo Mendes abre inscrições para curso gratuito sobre Materiais Pedagógicos Acessíveis

De 01/04/2021 até 31/08/2021

Estão abertas as inscrições, até 1 de março, para o curso Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA). A formação é gratuita e voltada para Secretarias de Educação de municípios de todo o Brasil. Seu objetivo é contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de todos estudantes, com e sem deficiência, em classes comuns.

Leia + Inclusão escolar em tempos de pandemia: o que os dados mostram?

A proposta parte de uma perspectiva educacional integral e inclusiva, no contexto desafiador da implementação de currículos articulados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A formação é realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo MudaLab, com a parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.

Cinco municípios serão selecionados para participar da edição de 2021, considerando que cada um deles poderá inscrever duas de suas unidades escolares. O curso será composto por 12 encontros remotos síncronos, entre abril e agosto de 2021.

Durante o período de estudo em 2021, os educadores vão desenvolver um projeto autoral por escola e serão orientados a elaborar Material Pedagógico Acessível (MPA) com tecnologia. A proposta é finalizar a participação na formação com a implementação do plano de aula, com os estudantes da escola utilizando o MPA. O grupo de cursistas de cada escola deve ser formado por um gestor escolar, um professor de sala de aula comum e um do atendimento educacional especializado (AEE), a serem indicados pelas próprias Secretarias Municipais.

As inscrições para participar do curso Materiais Pedagógicos Acessíveis devem ser feitas até 1 de março pelos representantes das Secretarias Municipais de Educação, por meio do preenchimento de formulário on-line e do envio de um vídeo de apresentação para o e-mail [email protected]. A lista dos municípios escolhidos será divulgada no dia 19 de março. Mais detalhes sobre o processo formativo estão disponíveis no edital.

O formato do curso

O formato remoto começou a ser realizado em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Na edição passada, foram certificados 35 educadores de 3 municípios paulistas. “Com o replanejamento para o modelo remoto, o projeto proporcionou ganhos significativos no desenvolvimento do processo formativo dos envolvidos. Todos os grupos conseguiram construir os materiais pedagógicos acessíveis com tecnologia e elaborar estratégias de utilização, tanto remotas, como para o retorno das aulas presenciais, visando o aprendizado de todos os estudantes da turma”, conta Regina Mercurio, Coordenadora do Projeto.

Outro ponto de destaque foi a apropriação da construção das tecnologias pelas cursistas. “Com o auxílio dos tutoriais enviados via Ambiente Virtual de aprendizagem e as orientações dos mediadores makers, as educadoras tiveram uma experiência de sucesso nesse processo na prática, fazendo as programações e construções básicas das
tecnologias para compor os seus materiais." complementa Regina.

A formação Materiais Pedagógicos Acessíveis existe desde 2018 e já envolveu diretamente 127 educadores de escolas públicas do estado de São Paulo e impactou 1376 estudantes. Em 2021, será a primeira vez que o curso será aberto para a participação de educadores de todo o país.

*Crédito pela foto: Divulgação/Instituto Rodrigo Mendes

Sobre o Instituto Rodrigo Mendes

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos com 25 anos de existência, que tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. Seus projetos estão organizados a partir de uma arquitetura baseada em três pilares: produção de conhecimento, formação de educadores e advocacy.

O quê

Curso Materiais Pedagógicos Acessíveis 2021

Quando

De 01/04/2021 até 31/08/2021

Inscrições

01/02/2021 - 01/03/2021

Nova Política de Educação Especial põe em risco os avanços da inclusão 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.