publicado dia 06/03/2023

Hora do Intervalo: Venha conversar sobre os 20 anos da Lei 10.639

08/03/2023

A live Hora do Intervalo vai refletir sobre a Lei 10.639, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas do país. Fruto da luta das populações negras no brasil, em 2023, este marco para a educação antirracista completou 20 anos.

Leia + Educação antirracista: 3 perguntas para Gina Vieira sobre a Lei 10.639

A conversa vai acontecer no dia 8 de março, a partir das 18h30 (horário de Brasília), pelo perfil no Instagram do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral).

Lei 10.639 e Educação Antirracista na prática 

Uma das convidadas é Ana Cristina Juvenal da Cruz, professora Adjunta na UFSCar no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Atualmente, é Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas e  integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, ambos da UFSCar. É Coordenadora do GT 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Desenvolve estudos e pesquisas na área de educação com ênfase em relações étnico-raciais, estudo e ensino das histórias africanas e afro-brasileiras e da diáspora negra.

A outra participante é Ana Paula Venâncio, professora alfabetizadora na rede pública na cidade do Rio de Janeiro e trabalha na perspectiva antirracista. É doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisa o tema do racismo intraescolar. É mestra em Educação e especialista em relações étnico-raciais.

Ambas vão discutir o que mudou, na prática, para educadores, crianças e estudantes nestas últimas duas décadas em que a Lei 10.639 esteve em vigor, bem como o papel da educação no enfrentamento ao racismo no Brasil. Além disso, também vão dar dicas de materiais para quem deseja avançar na implementação da legislação.

Para participar, basta acessar o perfil no Instagram no dia e horário da Hora do Intervalo e mandar suas perguntas para as professoras!

O quê

Hora do Intervalo - Bate-papo sobre os 20 anos da Lei 10.639

Quando

08/03/2023 entre 18:30 e 19:30

Onde

Perfil do Instagram: @cr.educacaointegral

Como a escola pode ajudar a combater o racismo religioso 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.