publicado dia 24/01/2024

Hora do Intervalo debate as experiências de tempo integral em Salvador (BA) e Tremembé (SP)

31/01/2024

🗒 Resumo: Venha conversar sobre as experiências de implementação do tempo integral, na concepção da Educação Integral, nas redes municipais de Educação de Salvador (BA) e Tremembé (SP).

A live Hora do Intervalo acontece na quarta-feira (31/1), a partir das 16h (horário de Brasília), pelo Instagram do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral).

Em 2023, o governo federal lançou o Programa Escola em Tempo Integral, o primeiro desde a experiência com o Mais Educação, em 2007. Com adesão de 100% dos estados e 84,3% dos municípios brasileiros, seu objetivo é oferecer 1 milhão de novas matrículas em tempo integral nos próximos anos.

Para compartilhar experiências de Secretarias Municipais de Educação que ampliam o tempo de suas escolas a partir da concepção de Educação integral, com qualidade e equidade, a Hora do Intervalo vai receber Salvador (BA) e Tremembé (SP).

Leia + Programa Escola em Tempo Integral leva Educação Integral de volta ao centro das políticas públicas

Em Salvador, o objetivo da Secretaria Municipal de Educação é ampliar a oferta do tempo integral em pelo menos 46,5% de suas escolas até o final deste ano, alcançando cerca de 39 mil crianças e adolescentes e 70% da Educação Infantil de todo o município.

Para compartilhar como tem sido a implementação, a live receberá Consuelo Almeida, Coordenadora de Educação Integral em Tempo Integral da Secretaria, Membro do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI) e educadora há mais de 30 anos.

Já a rede municipal de Educação de Tremembé (SP) inaugurou sua primeira escola de tempo integral em 2019, em um trabalho centrado na aproximação entre escola, famílias e territórios. Quem vai contar sobre a experiência e seus desdobramentos é Cristiana Berthoud, que era Secretária de Educação do município à época.

Psicóloga, doutora em psicologia pela PUC-SP, com pós-doutorado pela University of Minnesota (EUA), é professora universitária licenciada, pesquisadora, educadora, palestrante, autora de livros e consultora. Atualmente, Cristiana atua como consultora educacional.

A live vai acontecer na quarta-feira (31/1), a partir das 16h (horário de Brasília), pelo Instagram do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral). Para participar, basta acessar o perfil na data e horário e mandar suas perguntas para as especialistas pelo chat!

Assista ao debate:

O quê

Hora do Intervalo - Bate-papo sobre o tempo integral em Salvador (BA) e Tremembé (SP)

Quando

31/01/2024 entre 16:00 e 17:00

Onde

Perfil do Instagram: @cr.educacaointegral

Como implementar o Programa Escola em Tempo Integral: todos os manuais e portarias

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.