publicado dia 14/10/2019

Feira do Livro de São Luís (MA) debate educação, letramento racial e território

De 11/10/2019 até 20/10/2019

De 11 a 20 de outubro acontece a 13ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), o maior evento cultural e de fomento à leitura do Maranhão. Com o tema “O Brasil atemporal na obra de Aluísio Azevedo”,  o evento deve reunir mais de 100 autores locais.

Também serão homenageados os maranhenses Rosa Mochel e Dreyfus Azoubel, ambos comemorando o centenário de nascimento.

Leia + Projeto Rotas e Redes Literárias estimula o prazer da leitura nas escolas

A programação da Feira do Livro de São Luís é inteiramente gratuita, não requer inscrição prévia, e será realizada no Multicenter Sebrae, das 10h às 22h.

Parte da programação do evento foi organizada pelo Centro de Referências em Educação Integral, em parceria com a Fundação Vale. Serão seis rodas de conversa entre os dias 17 e 19 de outubro, que vão debater as bibliotecas escolares e a leitura nas escolas, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA), passando também por suas conexões com o território, a cultura, o letramento racial e a importância da literatura em unidades prisionais.

Confira a programação das mesas organizadas pelo Centro de Referências em Educação Integral

  • Dia 17 de outubro

Bibliotecas Escolares: desafios na implementação da Lei 12.244/2010. Das 18h30 às 19h30, no Auditório Casa do Professor.

Convidados: Paulo Vicente Moregola, Instituto Pró-Livro; Francilene Cardoso, Representante da Comissão Intersetorial responsável pelo Plano Municipal do Livro e da Leitura de São Luís; Manoel de Jesus, Centro de Ensino Monsenhor Luis Alves – Bacabeira – Secretaria Estadual de Educação do Maranhão.

Rotas e Redes Literárias – trilhando caminhos para a leitura nas escolas. Das 19h às 20h, no Auditório Mulher.

Convidados: Joelma Braga (MA), Secretaria Municipal de Educação de Arari; Rodrigo Mindlin (SP), Arquiteto e Professor da Faculdade de Arquitetura Mackenzie; Raiana Ribeiro (SP), Associação Cidade Escola Aprendiz.

  • Dia 18 de outubro

Leitura e Literatura em Unidades Prisionais. Das 10h30 às 11h30, no Auditório Café Literário.

Convidados: Escritor Sacolinha (SP), autor de romances e contos e atua promovendo literatura e leitura em unidades prisionais do Brasil; Ana Neri (MA), Secretaria Estadual de Educação do Maranhão; Thabada Louise, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão.

Literatura na Educação de Jovens e Adultos. Das 19h às 20h, no Auditório Café Literário.

Convidados: Escritor Sacolinha (SP), autor de romances e contos que atua promovendo literatura e leitura em unidades prisionais do Brasil; Milena Carvalho (MA), professora, escritora, cineasta e urbanista; Conceição de Maria Fernandes Carvalho, Secretaria Municipal de Educação de São Luís.

  • Dia 19 de outubro

Leitura, trajetória de vida e território. Das 14h às 15h, no Auditório Mulher.

Convidados: Geraldo Prado, Biblioteca Comunitária Paiaiá na Bahia; Claudileude de Jesus Silva, Ilha Literária – Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís; Pedro Filho, Estação Conhecimento de Arari; Rita Moreira Santos, AVANTE – Educação e Mobilização Social.

Letramento racial e trajetória de vida. Das 18h30 às 19h30, na Casa do Professor.

Convidada: Diva Guimarães (RJ), professora aposentada e ativista, e Diane Pereira Sousa, do Instituto Formação.

O quê

Feira do Livro de São Luís (FeliS)

Quando

De 11/10/2019 às 10:00 até 20/10/2019 às 22:00

Onde

Multicenter Sebrae - São Luis, Maranhão

Mais informações

http://www.feiradolivrodesaoluis.com.br/tutorial.php?idtutorial=25

Biblioteca comunitária como ponte entre a literatura e o território

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.