publicado dia 26/06/2023

Educação Integral: seminário discute rumos do Programa São Paulo Integral

29/06/2023

Nesta quinta-feira (29/6), a partir das 9h30 (horário de Brasília), acontece o seminário “Educação Integral na rede municipal de SP: desafios e perspectivas do Programa São Paulo Integral (SPI)”.

Leia + Programa Escola em Tempo Integral é conquista, mas precisa de definição sobre concepção

O evento é realizado pelo Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora (FEICE), movimento da sociedade civil que atua como espaço de formação, incidência e diálogo, colocando em circulação conhecimentos, práticas e ações, partindo das dimensões da Educação Integral.

Há seis anos o FEICE promove debate intenso com educadoras e educadores da rede municipal de educação de SP, além de outros equipamentos da cidade, acerca do avanço da agenda da Educação Integral na cidade.

O evento desta quinta-feira vai discutir o programa SPI, criado em 2016, que atende cerca de 30 mil estudantes em 196 unidades da Educação Infantil ao Ensino Médio. Seu objetivo é expandir a jornada escolar de forma qualificada, ressignificar os espaços e o currículo, garantindo o direito de acesso aos territórios educativos na escola e para além dela, numa perspectiva de formação e desenvolvimento integral, contemplando as aprendizagens multidimensionais e a integralidade dos sujeitos.

Para as unidades do Ensino Fundamental e Médio, que fazem parte do SPI, além de ofertar as aulas da base comum, como Português, Matemática, Geografia e Inglês, também são possibilitadas múltiplas aprendizagens, visando à Educação Integral, por meio da dança, clubes de leitura, horticultura, robótica, entre outros.

Vão participar do evento Priscila Kodama, diretora da EMEF Emiliano di Cavalcanti; Regiane Paulino, representante da divisão de currículo da Secretaria Municipal de Educação, setor responsável pelas políticas públicas de Educação Integral; Jamir Nogueira, supervisor escolar na DRE-JT e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Paula Leocadia, professora de Ensino Fundamental II na rede municipal de Educação e professora orientadora de Educação Integral.

Para participar, basta inscrever-se gratuitamente pelo formulário do FEICE. O evento vai acontecer presencialmente na Câmara Municipal de São Paulo, Sala Sergio Vieira de Mello, e conta com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

O quê

Educação Integral na rede municipal de SP: desafios e perspectivas do Programa São Paulo Integral (SPI)

Quando

29/06/2023 às 09:30

Onde

Câmara Municipal de São Paulo e TV Câmara

Como financiar o tempo integral nas escolas?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.