publicado dia 15/05/2023

Encontro Baiano de Educação Integral vai discutir a política enquanto direito

De 18/05/2023 até 19/05/2023

Educadoras(es) e especialistas de todo o Brasil vão se reunir em Caetité (BA), onde nasceu Anísio Teixeira, para debater a retomada nacional de uma das políticas que o educador defendeu durante toda sua vida: a educação integral.

Leia + Escola em Tempo Integral: MEC anuncia política de expansão da jornada

Realizado pelo Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada, em parceria com o Observatório Nacional de Educação Integral e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME Bahia), o Encontro Baiano de Educação Integral vai acontecer nos dias 18 e 19 de maio.

O objetivo é aprofundar as discussões sobre educação integral enquanto uma política de direito. O evento vai apresentar o Fórum Nacional de Educação Integral, que será lançado em julho.

Sua missão é apoiar a reconstrução das diversas políticas educacionais, em especial, da Educação Integral, que sofreram desmonte por parte do Governo Federal entre 2016 e 2022.

O Fórum também visa contribuir para ampliação de espaços de discussão e construção de entendimentos acerca da política educacional na perspectiva da educação integral em tempo integral. “É imprescindível manter a articulação e a agenda da educação integral, na perspectiva da formação omnilateral, como política de direito”, diz um trecho do documento de apresentação do evento.

Confira a programação do Encontro Baiano de Educação Integral

  • 18 de maio

Apresentação cultural, com a ex-articuladora do Programa Mais Educação: Renata Junqueira

Abertura, com representantes do Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação, Universidade Federal da Bahia, Universidade do Estado da Bahia, UNDIME BA, Comitê Baiano de Educação Integral, Observatório Nacional de Educação Integral, Prefeitura Municipal de Caetité, Secretaria Municipal de Educação – Caetité, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, Secretaria Municipal de Educação de Diadema – SP, Fundação Anísio Teixeira e Instituto Anísio Teixeira.

Mesa Temática – Educação integral como política de direito, com o Prof. Dr. Penildon Silva, Vice-Reitor da UFBA, Raquel Franzim – MEC e Natacha Costa – Centro de Referências em Educação Integral.

Compartilhando Experiências e Pesquisas no Âmbito da Educação Integral: Território do Sertão Produtivo, com a Profa. Dra. Marinalva Nunes (UNEB).

Mesa Temática – Políticas Estadual e Municipais de Educação Integral em Tempo Integral, em Curso, com os municípios: Caetité; Lagedo do Tabocal, Ribeira do Pombal, Tanque Novo, Urandi, Nova Itarana, Andaraí e Secretaria Estadual de Educação.

Apresentação da cátedra Cidades que Educam e Transformam e lançamento de livros, com coordenação de Jaqueline Moll e Mara Ledo. As obras lançadas são: “Educação Integral, Territórios e Compromisso: Experiências e Reflexões da Bahia Para Ajudar a Pensar o Brasil”, e “Formação Inicial de Professores: Contradições na Articulação dos Entes Federados Para Implementação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no Estado da Bahia”.

  • 19 de maio

Apresentação Cultural, com estudantes da rede municipal de ensino de Caetité

Mesa Temática – Educação Integral na Perspectiva de Uma Educação Popular e Antifascista na Perspectiva das Cidades que Educam e Transformam, com a Profa. Jaqueline Moll, Pedro Pontual (Governo Federal), Eduardo Abrunhosa (Cátedra), Juliano Matos (Fundação Anísio Teixeira) e Marcio Tascheto (UFN) (participação online).

Mesa Temática – Ação Intersetorial Entre os Ministérios Para Construção de Uma Política de Educação Básica Integral e Integrada ao Território, com Andrea Ewerton (Ministério do Esporte), Marcos Sorrentino (Ministério do Meio Ambiente), Carlos Wagner (Ministério de Ciência e Tecnologia) e Juana Nunes (Ministério de Ciência e Tecnologia) (participação online).

Apresentação da criação do Fórum Nacional de Educação Integral

O quê

Encontro Baiano de Educação Integral

Quando

De 18/05/2023 até 19/05/2023

“Um país não pode pensar em projeto democrático sem Educação Integral”, diz Jaqueline Moll

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.