publicado dia 30/04/2025

Edital da Ação Educativa busca projetos de igualdade de gênero na escola

De 28/04/2025 até 30/05/2025

🗒 Resumo: Seu espaço educativo realiza ações pela igualdade de gênero? Inscreva a iniciativa no edital Igualdade de Gênero nas Escolas: Fortalecendo Novas Narrativas a partir da Cultura, realizado pela Ação Educativa, com apoio do Fundo Malala.

Nos dois últimos anos, o Brasil registrou mais de 2 mil feminicídios, assim como o aumento da violência contra pessoas LGBTQIAPN+, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2023).

No campo da Educação, o coletivo Professores contra o Escola sem Partido (PCESP) e a Frente Nacional Escola Sem Mordaça apontam um aumento de iniciativas legislativas para restringir o debate de gênero nas escolas, em desrespeito à própria Constituição Federal e a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para fazer frente a este cenário e incentivar a equidade de gênero, a Ação Educativa lançou a quarta edição do edital Igualdade de Gênero nas Escolas: Fortalecendo Novas Narrativas a partir da Cultura.

Leia mais

Segundo a coordenadora do projeto Gênero e Educação da Ação Educativa, Barbara Lopes, a intenção é “responder aos crescentes desafios enfrentados por educadoras e educadores que atuam com temas de gênero, raça e diversidade sexual no ambiente escolar, especialmente diante de tentativas de censura, intimidação e disseminação de desinformação por parte de movimentos ultraconservadores”.

Podem participar educadores, coletivos, movimentos sociais, universidades, entre outros, cujas propostas poderão ser implementadas em escolas, creches ou outros espaços educativos privados ou públicos.

Serão consideradas experiências, planos de aula e materiais pedagógicos que tratem da igualdade de gênero com uma abordagem interseccional — articulando temas como raça, diversidade sexual, saúde mental, intolerância religiosa e racismo ambiental.

As inscrições vão até 30 de maio e podem ser feitas de forma gratuita e virtual por meio deste formulário.

As propostas aprovadas vão integrar um banco público de planos de aula, que ficará disponível no site www.generoeeducacao.org.br. As dez iniciativas mais criativas receberão declaração de reconhecimento público, certificado e um vale-livros no valor de até R$ 600 da Livraria Africanidades.

*Crédito: Ação Educativa/Reprodução

O quê

Edital Igualdade de Gênero nas Escolas: Fortalecendo Novas Narrativas a partir da Cultura,

Quando

De 28/04/2025 até 30/05/2025

Visibilidade Trans: professores se tornam referência no debate sobre igualdade de gênero

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.