publicado dia 01/04/2021
Conheça o ciclo de minicursos gratuitos da Cátedra de Educação Básica da USP de 2021
De 23/02/2021 até 29/06/2021
publicado dia 01/04/2021
De 23/02/2021 até 29/06/2021
A Cátedra de Educação Básica da USP vai realizar atividades virtuais e gratuitas ao longo de 2021. Os minicursos acontecem toda terça e quinta-feira, sempre das 19h às 21h30.
Leia + Conheça a campanha #ReviravoltaDaEscola, que visa debater o papel da escola agora e no pós-pandemia
Voltados para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área, os debates são independentes, cabendo ao interessado escolher qual ou quais deseja assistir.
A transmissão será sempre pelo canal do YouTube da Cátedra, e não será preciso se inscrever. Serão concedidos atestados de participação para cada minicurso. Os interessados deverão preencher um formulário enviado durante a transmissão.
Os próximos acontecem nos dias 6 e 8 de abril, e abordarão temas teóricos, relacionados à História da Educação, e tratará dos desafios práticos do dia a dia em sala de aula do professor brasileiro.
Para conhecer os demais minicursos programados para este semestre, acesse o site da Cátedra.
6 de abril: Cabanis, ignorado – Com Naomar Almeida Filho e Mariana Saad
Neste curso, primeiro, apresentamos uma nota biográfica sobre Georges Cabanis (1767-1836), filósofo, educador, político, médico. Em seguida, mostramos como, após a Revolução de 1789, juntamente com Mirabeau e Condorcet, Cabanis realizou reformas do sistema educacional, do ensino médico e da educação superior na França. Analisamos os principais pontos da reforma do sistema de educação, destacando dimensões conceituais e político- pedagógicas da contribuição de Cabanis e seus parceiros – membros do movimento que se tornou conhecido como Idéologie.
Em seguimento, discutimos o contexto das reformas sociais iniciadas no regime do Consulado, consolidadas no Império e mantidas na Restauração que impactaram no modelo educacional. Finalmente, apreciamos como o modelo de educação superior gerado pela Reforma Cabanis tornou-se paradigmático em nações submetidas à poderosa influência cultural francesa, principalmente na Europa meridional e em países recém-saídos da condição de colônia, como o Brasil no tempo do Império.
A ausência de estudos e políticas voltadas ao público adolescente nessa fase da transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio como reflexo da desatenção geral voltada aos jovens na formulação de políticas públicas. Panorama da produção bibliográfica voltada ao tema. Desafios da transição, algumas reflexões: perspectivas de alunos do Ensino Médio de regiões periféricas da cidade de São Paulo, suas angústias e descontentamentos diante da escola; o papel da escola, dos sistemas de ensino e das representações sociais nessa transição.
Breve estudo de caso: a experiência da implantação do Ciclo Autoral e dos Trabalhos Colaborativos de Autoria nos últimos anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Propostas e percursos: protagonismo juvenil e culturas escolares; espaços democráticos e diálogo; compartilhamento de experiências entre os sujeitos do
processo; relações entre engajamento, motivação, planejamento e avaliação; relações entre interdisciplinaridade, currículo flexível (itinerários formativos), inclusão e permanência.
Ciclo de minicursos da Cátedra de Educação Básica da USP
De 23/02/2021 às 19:00 até 29/06/2021 às 21:30
Canal do YouTube da Cátedra de Educação Básica