publicado dia 12/11/2025
Conheça o Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral
Reportagem: Ingrid Matuoka
publicado dia 12/11/2025
Reportagem: Ingrid Matuoka
🗒 Resumo: Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral reúne 738 práticas pedagógicas e de gestão de redes educacionais e escolas públicas de todo o Brasil. Conheça a plataforma!
No Brasil, há no mínimo 738 práticas exitosas de redes e escolas públicas de Educação Integral. É o que revela o Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral, lançado nesta quarta-feira, 12 de novembro, pelo Ministério da Educação, em parceria com o GrupoTEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
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Produzido a partir do Edital Nacional de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral, lançado em abril deste ano, o Mapa reúne um conjunto de informações, dados, imagens e vídeos sobre as práticas de gestão e projetos pedagógicos que vêm sendo realizadas em diferentes contextos e territórios do país.
Há práticas de gestão e projetos pedagógicos de 25 estados e 714 municípios, sendo 15 capitais. São 319 oriundas do Nordeste, 191 do Sudeste, 119 do Sul, 35 do Centro-Oeste e 74 do Norte.
“O mapa é cheio de imagens, vídeos, relatos e imagens que mostram a potência das redes e escolas públicas brasileiras na implementação da Educação Integral em tempo integral”, disse Raquel Franzim, Coordenadora-Geral de Educação Integral e Tempo Integral no Ministério da Educação (MEC).
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Levindo Diniz, professor na Faculdade de Educação da UFMG, reforçou que os relatos das experiências não são modelos a serem copiados, mas podem servir de inspiração.
“As redes e escolas produzem práticas de resistência, cuidado, invenção e esperança. Essas experiências garantem direitos, enfrentam desigualdades, afirmam identidades e ancestralidades, promovem sensibilidade, inclusão e participação. Elas constróem redes de proteção e fortalecem o direito de aprender nas nossas escolas”, afirmou.
Para Raiana Ribeiro, Diretora de Programas da Cidade Escola Aprendiz que também coordenou a produção da plataforma, ela é “um instrumento formativo, de aprendizagem, de troca e compartilhamentos e de promoção da Educação Integral em Tempo Integral que vem sendo produzida no chão das redes públicas brasileiras”.
Acesse o site das Experiências Inspiradoras de Educação Integral. É possível navegar a partir do Mapa, em que as experiências estão geolocalizadas, ampliando o mapa e clicando nos relatos de interesse, ou pelo álbum de fotos das experiências.

Página inicial do Mapa de Experiências Exitosas.
Em ambos os casos, há filtros que ajudam na busca, como etapas de ensino, área e abrangência, e os eixos norteadores das práticas: Sujeitos, Diversidade e Inclusão, Territórios e Contextos, Currículo e Práticas Pedagógicas e Gestão.
“As experiências extrapolam os seis eixos previstos no edital e se interconectam entre si. Para cada experiência foi atribuído um conjunto de palavras-chave que consideramos ser o principal filtro de navegação desse mapa”, explicou Luciana Bizzotto, pesquisadora do grupo TEIA e uma das coordenadoras do Mapa de Experiências Inspiradoras.
Cada experiência traz um breve relato das ações realizadas, formas de monitoramento e principais resultados. Também há informações sobre quantidade de matrículas, abrangência, etapa e área.
No Mapa, é possível encontrar práticas como a de Poções (BA), apresentada durante o evento de lançamento, e que faz parte do eixo Territórios e Contextos. A rede promoveu a aproximação entre as crianças e o Reisado, fundamental para a identidade cultural da cidade.
Para tanto, formaram educadores, envolveram a comunidade, levaram as crianças para conhecer os Ternos de Rei da cidade e trouxeram Mestres de Cultura para dentro da escola. Também construíram instrumentos e fizeram oficinas de criação de figurinos e estandartes.
Em São João do Caiuá (PR), no eixo Diversidade e Inclusão, a rede iniciou um movimento amplo pela equidade, a partir da chegada de um aluno autista. Houve formação de equipe multidisciplinar com assessoria pedagógica especializada, a realização de oficinas sensoriais, a criação colaborativa de materiais adaptados e a implementação de projetos intersetoriais.
Já em Itacoatiara (AM), foi criado um projeto para compreender e enfrentar os impactos das mudanças climáticas e dos eventos extremos de seca sobre as comunidades ribeirinhas, cuja sobrevivência depende diretamente da pesca e da navegação nos rios.
Para tanto, o Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Dom Jorge Edward Marskell realizou pesquisas bibliográficas em sala de aula, estudo de mapas e recursos pesqueiros, visitas técnicas à comunidade ribeirinha do Lago do Canaçari, aulas de campo com diálogo e escuta da população local, organização de apresentações para a escola e culminância em uma feira temática com palestras e exposições abertas à comunidade.
Além do mapa, 25 redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas, que será publicado em dezembro. E 75 secretarias participarão da rede de trocas, que vai de março a novembro de 2026.
Em outubro, 127 iniciativas apresentaram suas práticas na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral.
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