publicado dia 16/05/2025
Live debate Atendimento Educacional Especializado e tempo integral; participe
20/05/2025
publicado dia 16/05/2025
20/05/2025
🗒 Resumo: Evento virtual e gratuito vai discutir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no tempo integral. A live, realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes, acontece nesta terça-feira, 20 de maio, às 19h30 (horário de Brasília).
Nesta terça-feira, 20 de maio, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) realiza o debate “Como organizar o atendimento educacional especializado (AEE) na escola de tempo integral?”. O encontro gratuito acontece às 19h30 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pelo canal do IRM no YouTube.
A discussão contará com a participação de Raquel Franzim, coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), e Liliane Garcez, coordenadora-geral de estruturação do Sistema Educacional Inclusivo do MEC. A mediação ficará por conta de Katia Cibas, coordenadora de Formação do IRM.
Leia mais
A live faz parte de uma série de quatro debates que vão acontecer entre maio e setembro: o projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. Seu objetivo é promover reflexões e apresentar experiências que contribuam com a construção de uma Educação mais equitativa e acessível para todos.
“A proposta dos encontros é fomentar o debate e compartilhar experiências que contribuam para a construção de políticas e práticas educacionais inclusivas em diferentes contextos escolares”, enfatiza Katia Cibas.
O projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade” é uma iniciativa do IRM, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Movimento Bem Maior, o Instituto Ambikira e o apoio do Instituto Machado Meyer.
Por meio de edital, foram selecionados dez municípios das cinco macrorregiões do Brasil: Maués (AM), Óbidos (PA), Campo Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Pato de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS).
Em seu primeiro ano, o projeto formou 394 cursistas – entre educadores, gestores e técnicos de secretarias –, e resultou na criação de 102 projetos inclusivos voltados à comunidade escolar. Em 2024, o projeto formou 170 técnicos de secretarias e apoiou a revisão ou elaboração de dez políticas públicas de Educação Especial inclusivas. No início de 2025, os dez municípios lançaram oficialmente suas respectivas políticas.
Como organizar o atendimento educacional especializado (AEE) na escola de tempo integral?
20/05/2025 entre 19:30 e 21:00
Pelo Canal no Youtube do Instituto Rodrigo Mendes