publicado dia 08/05/2025
11 perguntas e respostas sobre o edital Experiências Inspiradoras de Educação Integral
Reportagem: Ingrid Matuoka | Edição: Tory Helena
publicado dia 08/05/2025
Reportagem: Ingrid Matuoka | Edição: Tory Helena
🗒 Resumo: Confira 11 perguntas e respostas sobre como participar do Edital de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com a parceria do grupo TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Veja também o texto do edital, o guia de inscrição na iniciativa e contatos para tirar outras dúvidas.
Até 16 de maio, estão abertas as inscrições para o Edital Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. Realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a iniciativa conta com a parceria do grupo TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Leia Mais
Para resolver as principais dúvidas sobre como realizar a inscrição no edital, Raquel Franzim, coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral no MEC, Levindo Diniz Carvalho e Deise Rosalia Silva, professores na Faculdade de Educação da UFMG, realizaram um webinário que pode ser assistido abaixo:
Os especialistas recomendam ler o edital e o guia de inscrição em conjunto com toda a equipe, tomar as decisões necessárias e deixar para iniciar o preenchimento do formulário de inscrição por último.
O tempo integral é igual ou superior a 7 (sete) horas diárias ou a 35 (trinta e cinco) horas semanais, em 2 (dois) turnos. Ele deve ser articulado à concepção de Educação Integral, que visa o desenvolvimento pleno de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos, considerando suas múltiplas dimensões — física, social, emocional, cognitiva, cultural e política.
A Educação Integral também pressupõe a construção coletiva de seu projeto, envolvendo as famílias, educadores e comunidade. Realiza processos formativos que superam a fragmentação do conhecimento e valorizam a diversidade dos sujeitos e articulam diferentes tempo, espaços, saberes e experiências educativas, promovendo a Educação com qualidade e equidade.
O edital tem por objetivo identificar e dar visibilidade a experiências de Educação Integral em tempo integral, que sirvam de referência para a construção de políticas e práticas, monitoramento e avaliação da implementação do Programa Escola em Tempo Integral, e que inspirem outras práticas.
A ideia não é incentivar que as experiências sejam replicadas, mas que elas mostrem elementos e escolhas que possam inspirar outras redes e escolas a construírem suas próprias iniciativas.
As experiências devem ser inscritas pelo(a) gestor(a) da Secretaria de Educação do município. Se for feita por outro representante, é necessária uma carta de anuência assinada pelo(a) gestor(a) de forma manual ou virtual pelo site do Governo Federal (Gov.BR). O modelo da carta está disponível no formulário de inscrição.
A inscrição pode ser realizada pelo site: https://experienciaseduintegral.com.br/
Cada rede pode fazer uma única inscrição, referente às práticas de uma escola, um conjunto de escolas ou de toda a rede.
Serão consideradas experiências de toda a Educação Básica, desde a creche, que estão em andamento. As que já se encerraram não são elegíveis. Elas devem trazer resultados na superação de desafios por escolas, creches e redes de ensino, e se articular a um dos seis eixos propostos pelo edital.
O edital propõe seis eixos. Cada rede deve escolher um único eixo para inscrever a proposta. No edital há a descrição detalhada de cada eixo. São eles:
Gestão democrática e participação social;
Diversidade, inclusão e equidade;
Currículo integrado e práticas pedagógicas;
Gestão administrativa, financeira e pedagógica;
Territórios, culturas e saberes;
Intersetorialidade e articulação em rede.
O formulário pode ser preenchido em cerca de 20 minutos, desde que o relato da experiência já esteja pronto, porque ele leva mais tempo para ser elaborado.
O relato da experiência deve conter a identificação da rede/escola, a contextualização da experiência, a metodologia utilizada, como acontece seu monitoramento e avaliação, e as aprendizagens construídas. O relato da experiência pode ter até quatro páginas ou ser enviado em vídeo.
O guia da inscrição detalha como elaborar o relato da experiência.
Na primeira etapa (Contato), serão solicitadas informações do proponente.
Na segunda etapa (Rede), serão solicitadas informações sobre a rede em que a experiência é realizada.
Na terceira etapa (Tempo Integral), serão solicitadas informações sobre a implementação da educação integral em tempo integral na rede.
Na quarta etapa (Experiência), o(a) proponente será convidado(a) a descrever a experiência, caracterizando-a conforme ano, etapa, modalidade, localização e contexto socioterritorial. Nesta etapa, deverão também ser anexados os arquivos obrigatórios e opcionais, respeitando o formato estipulado e o tamanho limite.
A quinta e última etapa (Termos) consiste em uma autorização que visa garantir a proteção de dados e os direitos de imagem, voz e propriedade intelectual relacionados aos materiais enviados e produzidos no âmbito da experiência inscrita.
Um time de especialistas em Educação Integral vai avaliar as experiências inscritas de acordo com:
1) Pertinência e coerência com o eixo escolhido;
2) Percentual da Secretaria de Educação quanto ao cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação;
3) Impacto e relevância social da experiência enquanto prática promotora de qualidade na Educação (resultados de aprendizagem e desenvolvimento pleno) e equidade, com ações afirmativas e reparatórias.
É possível entrar em contato com as equipes pelo e-mail oficial: [email protected].
E também de acordo com cada região:
Norte – [email protected]
Nordeste – [email protected]
Centro-oeste – [email protected]
Sudeste – [email protected]
Sul – [email protected]
As iniciativas selecionadas serão difundidas por meio das seguintes estratégias para inspirar mais secretarias de Educação e escolas na implementação da Educação Integral em tempo integral:
Mapa de Experiências: mapa interativo com a finalidade de identificar, situar e constituir um repositório das experiências inscritas no edital de seleção, podendo abarcar até 5.597 experiências de todo o país.
Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral: evento presencial, em Brasília (DF), com o objetivo de promover momentos de troca, reflexão e colaboração entre escolas/creches e secretarias de educação. Reunirá até 125 experiências com financiamento de despesas de diárias e passagens aéreas/terrestres para participação de dois representantes de cada experiência selecionada. A Mostra poderá contar ainda com a participação de público em geral às próprias expensas.
Caderno de Narrativas: e-book com o objetivo de apresentar a sistematização de experiências selecionadas no âmbito do edital. Serão contempladas até 25 experiências narradas em produção textual elaborada entre os responsáveis pelas experiências selecionadas e equipe de pesquisadores do edital. Para tanto, serão realizadas visitas de campo e concessão de até duas bolsas de pesquisa aos representantes da experiência selecionada.
Rede de Trocas: intercâmbio de escolas/creches e secretarias de educação com o objetivo de aprimorar as experiências selecionadas no edital. Por meio de seminários e visitas formativas in loco, o Edital financiará as despesas de diárias e passagens aéreas/terrestres de dois representantes de até 75 experiências selecionadas. A Rede de Trocas poderá contar ainda com a participação de mais experiências inscritas no edital, às próprias expensas.
Produção Audiovisual: curta-metragem com o objetivo de disseminar desafios, transformações e inspirações de destaque entre as experiências selecionadas no edital.
Assista ao evento de lançamento do edital: