publicado dia 16/04/2025

Educação Integral: edital do MEC busca experiências inspiradoras

Reportagem: | Edição: Tory Helena

🗒 Resumo: Está aberto o edital do Ministério da Educação (MEC) “Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”. Parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a iniciativa quer jogar luz em experiências de escolas públicas com Educação Integral em Tempo Integral. 

Mapear e visibilizar experiências inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral é o objetivo do edital lançado em 16 de abril pelo Ministério da Educação (MEC).

Chamado Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, o edital é uma parceria do ministério com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representada pelo grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA).

A proposta é buscar experiências que possam ser disseminadas como referência de políticas e práticas de uma Educação Integral em Tempo Integral mais plural, participativa, integrada à realidade do território, com equidade e qualidade.

Leia Mais 

As inscrições iniciam dia 17 de abril e seguem até o dia 16 de maio, pelo site Educação Integral – Experiências Inspiradoras. Por meio das autoridades das respectivas Secretarias de Educação — ou pessoas por elas designadas — poderão ser inscritas as experiências de redes e escolas públicas municipais e estaduais da Educação Básica, contemplando todas as etapas da Educação Básica – da creche ao Ensino Médio, bem como as diferentes modalidades de ensino transversais às etapas.

Educação Integral em Tempo Integral na prática 

Durante o evento de lançamento do edital, realizado em Brasília (DF), Alexsandro Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da Secretaria de Educação Básica do MEC, explicou que a iniciativa, além de valorizar o trabalho de professores(as) e gestores(as), também é um meio de identificar como a implementação do programa Escola em Tempo Integral tem acontecido nas redes e escolas, como uma forma de expandir o olhar sobre sua avaliação.

“Reduzir a avaliação de uma política educacional apenas às métricas de desempenho, como Saeb e Enem, seria um confronto direto com a concepção de Educação Integral”, disse Alexsandro.

Alessio Costa Lima, presidente da Undime Nacional, destacou que já identifica um dos maiores desafios que as Secretarias e escolas enfrentam na implementação do tempo integral, elemento caro à Educação Integral, porque reconhece os sujeitos na sua integralidade: “Faltam recursos para a garantia de uma alimentação escolar adequada”, disse Alessio.

Para Andréa Moreno, Diretora da Faculdade de Educação da UFMG, cuja equipe será responsável pela análise técnica das inscrições no edital, a iniciativa não tem como proposta criar modelos ótimos de implementação, mas visa valorizar iniciativas particulares.

“Isso é inspiração. É poder perceber o que o outro está fazendo e me inspirar para fazer do meu jeito, na minha realidade, território, com os sujeitos com os quais eu trabalho”, disse Andréa.

Leia Mais

“O edital traz a oportunidade de mostrar para todo mundo a potência de territórios periféricos”, afirmou Kátia Schweickardt, Secretária da Secretaria de Educação Básica do MEC.

A especialista explicou que se trata de uma oportunidade de revelar as potências, “como as das escolas ribeirinhas que já dialogam com o território”, e de reconhecer o esforço de quem está no chão da escola.

“Quem está fazendo esse esforço? Quem abraçou essa ideia de fazer uma Educação transformadora a partir da garantia do direito das pessoas serem vistas, escutadas, reconhecidas pelo que elas são? Como conseguem fazer, com os recursos que tem no seu territórios, especialidades, especificidades e compromisso de suas professoras, pelo modo como vai encontrando as brechas?”, disse Kátia.

Como será o reconhecimento do edital

Lançamento do edital do MEC Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo IntegralExperiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral

Inscrições para participar do edital ficam abertas até 16 de maio. Na foto, lançamento do edital em Brasília (DF) reúne representantes do MEC, Undime e UFMG.

Crédito: Raiana Ribeiro

As iniciativas selecionadas serão difundidas por meio das seguintes estratégias para inspirar mais secretarias de Educação e escolas na implementação da Educação Integral em tempo integral:

Mapa de Experiências: mapa interativo com a finalidade de identificar, situar e constituir um repositório das experiências inscritas no edital de seleção, podendo abarcar até 5.597 experiências de todo o país.

Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral: evento presencial, em Brasília (DF), com o objetivo de promover momentos de troca, reflexão e colaboração entre escolas/creches e secretarias de educação. Reunirá até 125 experiências com financiamento de despesas de diárias e passagens aéreas/terrestres para participação de dois representantes de cada experiência selecionada. A Mostra poderá contar ainda com a participação de público em geral às próprias expensas.

Caderno de Narrativas: e-book com o objetivo de apresentar a sistematização de experiências selecionadas no âmbito do edital. Serão contempladas até 25 experiências narradas em produção textual elaborada entre os responsáveis pelas experiências selecionadas e equipe de pesquisadores do edital. Para tanto, serão realizadas visitas de campo e concessão de até duas bolsas de pesquisa aos representantes da experiência selecionada.

Rede de Trocas: intercâmbio de escolas/creches e secretarias de educação com o objetivo de aprimorar as experiências selecionadas no edital. Por meio de seminários e visitas formativas in loco, o Edital financiará as despesas de diárias e passagens aéreas/terrestres de dois representantes de até 75 experiências selecionadas. A Rede de Trocas poderá contar ainda com a participação de mais experiências inscritas no edital, às próprias expensas.

Produção Audiovisual: curta-metragem com o objetivo de disseminar desafios, transformações e inspirações de destaque entre as experiências selecionadas no edital.

Assista ao lançamento do edital na íntegra:

Censo Escolar 2024: tempo integral avança e chega a 23% das escolas públicas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.