publicado dia 24/03/2022
Decolonialidade, gênero e violências nas escolas: conheça a nova publicação da Flacso
Reportagem: Ingrid Matuoka
publicado dia 24/03/2022
Reportagem: Ingrid Matuoka
Em março, a Flacso Brasil lançou a publicação Educação, gênero e decolonialidade do saber: esperançando outros tempos, da Série Cadernos Flacso.
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Os quatro artigos que o compõem criticam as violências e negacionismos na educação e fazem “apostas em formatos educacionais mais afins com a humanidade das mulheres e das pessoas LGBTQI+, lembrando que para Paulo Freire, uma educação libertadora aposta no esperançar”, afirma a organizadora da publicação, Mary Garcia Castro, na apresentação do caderno.
Confira um resumo sobre cada um deles:
A autora aborda ganhos em termos de jurisprudência contra a violência em relação às mulheres e os desafios, em especial, no lidar com a burocracia universitária para que tais leis sejam de fato realizadas.
O artigo apresenta proposta de outra modelação de cursos em Ciências Sociais, que considere os debates sobre colonialidade do poder e as perspectivas feministas sobre decolonialidade.
Alinhando-se ao materialismo histórico, as autoras discutem construções sociais de autores clássicos (em especial do campo teológico) sobre mulher e gênero, chegando aos tempos atuais. As autoras consideram lidar com a indústria cultural, os meios de comunicação e sua importância como um dos desafios para a equação gênero e educação, levando em conta seu apelo para a juventude.
As autoras acessam o debate sobre “ideologia de gênero” e a importância de educação sexual nas escolas.
Leia publicação Educação, gênero e decolonialidade do saber: esperançando outros tempos, da Série Cadernos Flacso.
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