publicado dia 26/06/2020

O desafio de combater a exclusão escolar durante e após a pandemia

Reportagem:

A exclusão escolar é um dos principais problemas que redes e escolas enfrentam durante a pandemia, e que poderá se agravar dependendo de como a reabertura dos espaços escolares for conduzida.

Leia +  Garantia de direitos deve ser a prioridade na reorganização do calendário escolar, diz Macaé Evaristo

Para discutir o tema, Italo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil e Alexandre Soares, presidente da Undime-RN, com a mediação de Cláudia Sintoni, Coordenadora de Formação do Itaú Social, participaram do evento virtual realizado pelo Centro de Referências em Educação Integral nesta quinta-feira 25.

Eles compartilharam estratégias que têm funcionado para manter a conexão entre educadores, famílias e estudantes, e algum vínculo com o aprender, fatores que atenuam as chances de evasão escolar.

“Precisamos nos preparar desde já para ir atrás dos meninos e meninas que eventualmente não voltem para a escola, para além daqueles que já não estavam nela, e uma das estratégias é a Busca Ativa Escolar”, disse Ítalo.

O presidente da Undime-RN também chamou atenção para outro entrave que as redes e escolas vão enfrentar: a falta de recursos, realidade que já existia mesmo antes da pandemia: “Os protocolos de segurança demandam recursos e mudanças. E isso vem justamente no momento em que as receitas que tínhamos para manter a educação caíram”, disse.

Assista ao debate na íntegra:

“A Educação sozinha não resolve a exclusão escolar”, diz Ítalo Dutra do UNICEF

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.