publicado dia 11/01/2016

Guias apontam estratégias para aproximar famílias da escola

Reportagem:

A aproximação da escola com a família e a comunidade é reconhecidamente um dos grandes desafios e também uma das chaves para implementação de uma educação de qualidade. Esse contato mais próximo, no entanto, não é fácil de ser garantido e é necessário que a escola, as secretarias de educação e que os coordenadores de pais desenvolvam uma estratégia para garantir a efetivação dessea estratégia.

Para auxiliar nessa tarefa, a Fundação Itaú Social, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Sustentável (Cieds) e as Secretarias de Educação dos Estados do Espírito Santo, Goiás, Pará e São Paulo e dos Municípios do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), desenvolveu um material especialmente voltado para o tema, dividido em três eixos, para públicos distintos.

O primeiro é voltado para as escolas; o segundo busca um diálogo com as secretarias de educação no desenvolvimento de estratégias de aproximação; o último está voltado para os coordenadores de pais.

Nesses materiais, as instituições envolvidas sistematizaram experiências próprias que obtiveram sucesso na aproximação da escola às comunidades. O objetivo é firmar outras parcerias com Secretarias de Educação para disseminar o material e fortalecer o elo entre a escola e a comunidade.

Como iniciar e qualificar a participação das famílias na escola?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.