publicado dia 30/06/2017

Jogo estimula participação dos alunos no ambiente escolar

por

Como a escola pode ser melhor? Como os adultos podem ouvir as crianças? Estas são algumas perguntas do jogo De Olho na Escola, que estimula a participação de crianças e adolescentes na construção de um ambiente escolar mais democrático, a partir de brincadeiras que trazem diagnósticos e propostas.

Leia + Como a gestão democrática apoia a construção dos planos municipais de educação?

Desenvolvido pela ONG Ação Educativa, o jogo pode ser baixado gratuitamente e utilizado por alunos a partir de 8 anos. Também é possível utilizá-lo com crianças menores contanto que em colaboração com aquelas que já dominam a leitura.

“Eu gostei das perguntas, de a gente estar cada um dando a sua opinião”, conta Isadora Ribeiro, aluna do quinto ano da EMEF Solano Trindade, que experimentou a brincadeira junto a outros colegas.

O De Olho na Escola é uma das ações criadas em prol do monitoramento participativo dos Planos de Educação pelo portal De Olho nos Planos, que também lançou materiais didáticos e um vídeo para conscientizar a sociedade civil da necessidade de participação na construção de uma escola melhor para todos.

“O monitoramento participativo é uma reação ao esvaziamento que estamos vendo dos planos de educação. Por isso, queremos principalmente que o uso desses materiais seja estimulado no processo das etapas municipais e estaduais da Conferência Nacional de Educação 2018”, diz Denise Carrera, da Ação Educativa.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.