publicado dia 05/02/2015

5 palestras sobre inovação, tecnologia e educação

por

Ausência de significado do papel das escolas, dificuldade de aprendizagem e falta de conexão entre os conteúdos e os interesses dos estudantes. Esses são apenas alguns dos problemas que as escolas têm enfrentado há anos, mas que seguem sem resolução.

Apesar das mudanças pelas quais o mundo passou nas últimas décadas, o modelo de escola permanece o mesmo, fazendo com que ela perca sentido para muitos estudantes. “Os modelos tradicionais de ensino já não engajam alunos e não preparam os jovens para os desafios do século 21”, argumenta a editora do Porvir – site especializado em inovação na educação -, Tatiana Klix.

Leia também: Tendências na Educação em 2015

Os problemas pelos quais as escolas passam trazem em si a demanda de que ela se repense e reinvente. Nessa perspectiva, Tatiana defende que “as escolas precisam preparar os jovens a aprender a resolver problemas, traçar planos, trabalhar colaborativamente e enfrentar desafios”. “Só a partir de novas formas de aprendizagem isso será alcançado”, aponta.

Para a construção desse novo paradigma,  um dos caminhos necessários é repensar o papel das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem; estas cada vez mais presentes na vida dos estudantes, mas, paradoxalmente, distantes das salas de aula. “As ferramentas tecnológicas tornam as aulas mais engajantes, divertidas e interessantes”, explica Tatiana. “O modelo de sala de aula tradicional expositiva não atende mais ao jeito que as crianças se comunicam e se relacionam com o mundo.”

Se o diagnóstico é claro, ainda estão se desenhando os caminhos para que esse processo aconteça. Para apoiar professores e escolas nessa tarefa de apoiar o desenvolvimento integral dos estudantes, o Centro de Referências em Educação Integral, em parceria com o Porvir, selecionou 5 palestras sobre educação, inovação e tecnologia. Confira!

1.Vamos usar vídeos para reinventar a educação

Criador da Khan Academy, Salman Khan conta como criou uma plataforma de ensino com vídeos, textos, exercícios e outros recursos. Ele propõe que a ferramenta, totalmente gratuita, apoie os professores na sua tarefa de ensinar e ajude os estudantes a aprenderem, respeitando seus ritmos e necessidades.

2. Inovação na escola

Para professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Luciano Meira, nem só de tecnologia vive a inovação. Para ele, há cinco premissas para a transformação da escola: diversão, desafio, diálogo, narrativas e aventura. Ou D3NA, o DNA da aprendizagem.

3. Professores precisam receber feedback

“Satisfatório.” Para o fundador da Microsoft,  Bill Gates, este é o único retorno que os professores recebem sobre seu trabalho. Gates defende que a qualidade da educação está ligada ao feedback que os professores recebem, o que permite a melhoria nas técnicas de ensino.

4. Educação inovadora em favelas

Para onde olhamos quando buscamos inspirações para mudar a escola? Para o consultor Charles Leadbeater a resposta é clara: é nas periferias das grandes cidades que se está transformando a educação de forma mais inovadora e inusitada.

5. A importância dos jogos na aprendizagem

De maneira tranquila, os jogos colocam temas do conteúdo curricular e possibilitam a aprendizagem e vivência pelas crianças. A opinião é do professor aposentado do Instituto de Psicologia, da Universidade de São Paulo, Lino Macedo. Em entrevista ele explica como usá-los em sala de aula e qual a sua importância.

 

High Tech High: rede de escolas da Califórnia personaliza ensino aprendizagem