Quem somos

logo-ei-altaO Centro de Referências em Educação Integral é uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz em parceria com outras organizações não governamentais e com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para promover a pesquisa, o desenvolvimento, aprimoramento e difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para a formulação, gestão e avaliação de políticas públicas de Educação Integral no Brasil.

Saiba mais

Acesse o posicionamento das organizações parceiras do programa.

Com a proposta de pesquisar e sistematizar caminhos possíveis para fortalecer a educação integral como agenda prioritária no país, o programa é gerido e cofinanciado pela Fundação Itaú Social, Fundação SM, Instituto InspirareInstituto Natura e Instituto C&A e Instituto Oi Futuro. Em sua estrutura de gestão também participam a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO), o escritório Cenários Pedagógicos, o Cenpec – Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Centro Integrados de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), o Instituto Alana, Instituto Rodrigo Mendes e o Movimento de Ação e Inovação Social (MAIS).

Para tanto, o programa investe em uma agenda de incidência,  mobilizando e articulando atores-chave, temas e fóruns estratégicos para a defesa e promoção da agenda de educação integral no país e na pesquisa e desenvolvimento metodológico de instrumentos e processos que apoiem as redes municipais e estaduais na formulação e gestão de políticas de educação integral.

Conheça algumas das ações desenvolvidas:

Plataforma www.educacaointegral.org.br 

E, como agenda de incidência e apoio à sensibilização e formação dos envolvidos com a temática no país, o programa conta com uma plataforma virtual de atualização diária em que são produzidos e divulgados materiais de formação, experiências, metodologias para apoio a escolas, equipes de secretarias e organizações da comunidade, e reportagens sobre o tema, além de um glossário que explica conceitos relacionados à educação e desenvolvimento integral e uma agenda com eventos pertinentes à proposta.

Para garantir uma leitura atualizada e cotidiana sobre os caminhos e perspectivas da educação no Brasil, a plataforma conta ainda com uma ampla rede de parceiros de mídia, congregando outras notícias e agendas. Diariamente, o Centro de Referências faz uma curadoria das produções, agregando-as à plataforma.

Por fim, o programa produz ainda sites e reportagens especiais para discutir temáticas caras à agenda em maior profundidade. É o exemplo da série Desvendando o PNE, com reportagens especiais sobre todas as metas do Plano Nacional de Educação, a série sobre Esporte e Desenvolvimento Integral e os sites especiais sobre Práticas Pedagógicas para Educação Integral e Equidade e Educação Integral no Ensino Médio.

Além do site, o Centro de Referências mantém uma página no Facebook, um perfil no Twitter e uma conta no YouTube.

Plataforma Educação Integral Na Prática

A plataforma virtual Educação Integral Na Prática apresenta macro estratégias para implementação de programas, apoiadas por experiências de referência, ferramentas de gestão, referências bibliográficas, notícias e marcos legais. É organizada em 10 dimensões – comunicação e alianças, educação no território, infra e recursos, gestão intersetorial, gestão da escola, currículo transversal, rede de educadores, formação continuada, avaliação e monitoramento e financiamento.

A ferramenta digital reúne estratégias e ações implementadas por experiências brasileiras e internacionais, promovendo a sistematização e divulgação de boas práticas da gestão pública em educação no país e no mundo. Sem a pretensão de ser uma fórmula pronta para implementação de políticas em Educação Integral, a plataforma apresenta possibilidades já experimentadas e caminhos já traçados por outros gestores e escolas.

Formações

Com base no Na Prática, o Centro de Referências iniciou, em junho de 2015, em parceria com o Instituto Inspirare, programa de formação e assessoria a secretarias municipais e estaduais pelo Brasil. Com o apoio de parceiros, o programa já apoiou a Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos, em Alagoas, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia,  Secretaria de Estado de Educação de Alagoas e Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga, em Minas Gerais, a desenvolverem suas políticas de educação integral.

E, ainda nessa frente, o programa realiza formações específicas – presenciais e a distância -para professores e equipes escolares para práticas pedagógicas inovadoras, em consonância com a agenda do desenvolvimento integral, e para implementação de processos de gestão participativos e democráticos, envolvendo toda a comunidade das unidades de ensino.

Seminários e atividades de sensibilização

O programa realiza seminários e atividades de sensibilização abertas ao público e divulgadas na plataforma virtual e nas suas redes sociais. Entre as ações já desenvolvidas, o Centro de Referências promoveu o Seminário Comunidade e Escola: Semeando uma Cidade Educadora, a Roda de Conversa: Cidades Educadoras e Educação Integral – o que o Brasil pode aprender com a experiência de Barcelona?, o Seminário Internacional de Educação Integral – Práticas para uma Cidade Educadora, o Seminário Internacional Educação Integral e Cidade Educadora: inovação e equidade na educação, e o Seminário Internacional Equidade e Educação Integral no Ensino Médio.

Apoio à produção de informação

O Centro de Referências ainda apoia a imprensa e pesquisadores a discutir a temática da educação integral. Para tanto, além do atendimento direto nos canais de comunicação do programa, é possível acessar um banco de pessoas e instituições especialistas ou que discutem a temática, formando uma rede de colaboradores para a agenda.