publicado dia 16/04/2014

Publicação do Cenpec relaciona avaliações externas com conteúdo escolar

Reportagem:

Para apresentar a relação entre as avaliações externas e o conteúdo escolar, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) lançou nesta semana a publicação “Avaliação educacional: os desafios da sala de aula e a promoção da aprendizagem“.

Fruto do Programa Avaliação e Aprendizagem desenvolvido pela organização, a publicação mostra como a as avaliações em larga escala podem auxiliar na aprendizagem em sala de aula.

Leia mais: Especialistas apresentam resultados de avaliação baseada em competências não-cognitivas

O livro é destinado a professores, gestores e técnicos da educação que tenham o objetivo de se aprofundar na relação entre as avaliações externas, os conteúdos escolares e o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. A publicação explora ainda o potencial da Provinha Brasil, que pode ser um instrumento de diagnóstico da alfabetização.

Sobre o Programa

O programa Avaliação e Aprendizagem parte do princípio de que as avaliações educacionais, externas e as realizadas internamente pelas escolas, favorecem a tomada de decisões e o planejamento de ações para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. “Com o programa Avaliação e Aprendizagem reafirmamos nosso compromisso com este desafio, e com a produção de subsídios e reflexões sobre a avaliação enquanto estratégia capaz de contribuir de forma direta para a melhoria da qualidade do ensino”, aponta o Cenpec.

As informações são do Cenpec

Especialistas defendem que escolas se autoavaliem

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.