publicado dia 19/02/2018

Material pedagógico aborda biografia de mulheres da história da África

por

Njinga A Mbande foi uma mulher inspiradora. No comando da resistência angolana à colonização portuguesa, tornou-se uma referência de governança e diplomacia, desenvolvendo táticas de guerra e espionagem ímpares.

Leia + Projeto apresenta a cultura africana para crianças por meio de brincadeiras

Agora, a sua história pode ser contada também nas salas de aula de todo o Brasil graças ao projeto Unesco Mulheres na História Africana, que disponibiliza para download gratuito materiais pedagógicos sobre diversas mulheres que fizeram história no continente.

Até o momento, a história de Njinga A Mbande é a única publicação disponível em língua portuguesa, mas outros materiais podem ser acessados em inglês ou francês.

O material

Além de conteúdos descritivos, a publicação também traz um dossiê pedagógico e uma história em quadrinhos que ajudam a compreender e trabalhar a biografia abordada com alunos a partir do Ensino Fundamental. As narrativas procuram ainda fazer conexões com os contextos históricos locais e mundiais.

Acesse o conteúdo pedagógico Njinga Mbande: Rainha do Ndongo e do Matamba:

“A escola não ensina sobre as lutas e conquistas das mulheres e pessoas negras”

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.