publicado dia 18/09/2024
Mais da metade dos professores já presenciaram casos de racismo na escola
Reportagem: Da Redação
publicado dia 18/09/2024
Reportagem: Da Redação
🗒 Resumo: Pesquisa do Observatório Fundação Itaú, em parceria com o Equidade.Info, analisou o cenário de enfrentamento ao racismo e clima escolar em redes públicas e privadas do Brasil.
No Brasil, 54% dos professores da Educação Básica já presenciaram casos de racismo envolvendo seus estudantes em salas de aula. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a taxa é de 48%, enquanto nos Anos Finais, ela chega a 67%. Já no Ensino Médio, o índice é de 47%.
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É o que mostra pesquisa inédita do Observatório Fundação Itaú, em parceria com o Equidade.Info, realizada com 2.889 alunos, 373 professores e 222 gestores de 160 escolas públicas e particulares de todas as regiões do país.
Entre os estudantes, apenas 8% dos alunos brancos disseram que os colegas negros não são respeitados em relação ao fenótipo, já entre os estudantes negros, a mesma percepção sobe para 13%.
Sete em cada dez estudantes (70%) concordam que os alunos negros são respeitados nas escolas em relação ao seu fenótipo. Essa percepção, porém, é diferente entre alunos brancos e negros: entre os primeiros, 8% discordam do anunciado, enquanto para os negros, o percentual é de 13%.
O estudo mostra que 21% dos professores brancos disseram não saber o que fazer em casos de racismo dentro da escola, uma diferença significativa entre os docentes negros, que somam 9%.
O dado indica a necessidade de formação e apoio aos educadores para lidar com o cenário, que não pode ser enfrentado somente a partir do trabalho docente e depende da ação de toda a rede de ensino, comunidade, funcionários e familiares.
Nesse sentido, 60,9% dos gestores disseram que suas escolas fazem formação ou discussões coletivas sobre letramento racial com os professores. A maioria (59,5%) afirmou ter acompanhamento das Secretarias de Educação para a implementação de ações de Educação antirracista.
Na média geral, 75% dos professores disseram que na sua escola há procedimentos para lidar com casos de racismo.
A pesquisa também analisou o clima escolar, ouvindo 144 escolas, 2.706 alunos, 384 docentes e 235 gestores. O estudo mostrou que a sensação de acolhimento dos estudantes nas escolas vai diminuindo conforme avançam as etapas de ensino.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o índice de acolhimento chega a 86%. Nas etapas finais, essa sensação cai para 77%. No Ensino Médio, o percentual passa a ser de 72%.
A pesquisa revelou ainda que essa sensação de acolhimento é maior entre os brancos. Cerca de 84% dos alunos brancos dizem se sentir acolhidos, enquanto esse índice cai para 78% entre os negros.
Há também uma diferença de percepção sobre o acolhimento entre alunos, professores e gestores. Entre os professores, 92% disseram que os alunos se sentem acolhidos na escola, uma diferença de 11 pontos em relação à mesma pergunta feita para os alunos (81%). Entre os gestores, o percentual sobe para 93%.
*Foto: Joédson Alves/Agência Brasil