publicado dia 10/12/2013
Fórum de Educação Infantil de São Paulo pede veto a ‘Bolsa Creche’ de Haddad
Reportagem: Jéssica Moreira
publicado dia 10/12/2013
Reportagem: Jéssica Moreira
Desde que foi aprovado por vereadores de São Paulo, o projeto de lei que concede bolsa auxílio de R$ 399 (meio salário mínimo) a mães que não conseguirem vagas em creches para seus filhos, vem gerando controvérsias.
Reivindicando o fim do PL 139/2013, o Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo irá encaminhar uma carta ao prefeito Fernando Haddad (PT) pedindo veto ao projeto. Para o fórum, caso o projeto se transforme em lei, pode haver expansão de unidades escolares de baixa qualidade e aumento de espaços sem estrutura e proposta pedagógica adequadas a essa fase da infância.
De acordo com uma nota do fórum, “o atendimento nas instituições de Educação Infantil significa a garantia de que as crianças estejam em um ambiente coletivo em que sejam cuidadas, tenham vivências com outras crianças e adultos, brinquem e produzam cultura”.
Leia o posicionamento do fórum e demais redes que criticam o projeto de lei na íntegra.
Se for adiante, a medida pode atender até 50 mil mulheres, com preferência de atendimento às famílias que se encontram em vulnerabilidade social na fila de espera de creches.
O projeto, criado pelo vereador Jair Tatto (PT), foi aprovado dia 17 de novembro por várias comissões, que incluem as de Constituição e Justiça, Administração Pública, Educação, Cultura e Esporte e Finanças e Orçamento. Agora, a redação segue para o plenário para análise dos demais vereadores.
As informações são da Rede Brasil Atual