publicado dia 07/06/2022

Experiências de criatividade: conheça o “Guia de Mediação – Rodas de Invenções”

por

O Instituto Catalisador lançou o Guia de Mediação – Rodas de Invenções, que traz experiências de criatividade participativa e mobiliza a imaginação articulando: leitura de histórias instigantes, exploração mão na massa de materiais selecionados, construção de artefatos com materiais reutilizáveis, criação e compartilhamento de novas narrativas. As propostas geram oportunidades para que os estudantes tornem o pensamento visível, experimentando a construção do conhecimento por meio de diferentes linguagens.

Leia + Ensino híbrido: quais suas potencialidades e limites?

Criada a partir das vivências do Instituto com educadores, educadoras e estudantes de diversas escolas públicas brasileiras ao longo dos anos, a obra aponta caminhos para experimentar práticas criativas em contextos de ensino e aprendizagem variados, da Educação Infantil ao Ensino Superior, atrelados às 10 Competências Gerais da BNCC e aos conteúdos específicos de cada área do conhecimento.

O livro digital também traz sugestões de planejamentos prontos para serem implementados ou remixados, orientações para planejamentos autorais, recomendações para a curadoria de materiais de prototipação acessíveis e uma série de dicas de livros que podem disparar o Mão na Massa.

“Por meio das vendas do livro digital, disponível na Amazon, mobilizamos recursos para o fomento de projetos Mão na Massa que catalisamos com crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social”, explica Simone Lederman, pedagoga e uma das idealizadoras do Instituto Catalisador.

Crédito: Instituto Catalisador

Para além de promover processos autorais que incluem ideação e prototipação, as Rodas de Invenções contribuem para dar voz aos estudantes e constituem uma estratégia interessante de escuta para o professor. Ainda, a proposta pode impulsionar projetos de pesquisa ligados a temas curriculares e ser utilizada pelo professor para que um determinado conceito ou conjunto de ideias seja explorado pelos estudantes a partir de outras dimensões e perspectivas.

No Guia de Mediação compartilha a estrutura pedagógica das Rodas de Invenções, os bastidores do processo criativo que deu origem a essa metodologia e as principais referências teóricas que inspiraram o desenvolvimento desta prática. Em formato de “monociclo”, o Guia também convida os educadores a experimentarem uma “minirroda” para que possam vivenciar o potencial de um processo criativo antes de levarem a proposta para a sala de aula.

Versos e rimas de rap exercitam a criatividade durante oficina de literatura

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.