publicado dia 08/04/2019

Economista Abraham Weintraub é o novo Ministro da Educação

por

O professor Abraham Weintraub é o novo Ministro da Educação. Por meio de sua conta no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro anunciou na manhã desta segunda-feira (8) a indicação do docente para substituir Ricardo Vélez, que assumiu a pasta no início do ano.

Abraham Weintraub é formado em Ciências Econômicas e professor universitário. Fez parte do gabinete de transição de Bolsonaro e é próximo do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Abraham Weintraub

Abraham Weintraub

Crédito: Reprodução/ Facebook

Vélez deixa o ministério após uma série de polêmicas e conflitos dentro do MEC, inflamados pela rivalidade entre os seguidores de Olavo de Carvalho e os militares.

Entre as controvérsias protagonizadas por Vélez, estava o pedido às escolas de filmar os alunos cantando o hino nacional e o envio do vídeo ao MEC, a intenção de “revisar” o período da ditadura militar dos livros didáticos brasileiros e sua fala sobre a universidade não ser para todos.

Repercussão

Um dos primeiros especialistas a se manifestar sobre a indicação foi Daniel Cara. Em publicação feita em suas redes sociais, o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação lamentou a decisão, apontando Weintraub como um economista ultraliberal e um dos articuladores da reforma da previdência.

Os desafios do próximo ministro da Educação, segundo Rossieli Soares

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.