publicado dia 21/01/2020

Cursos online para professores neste início de ano

por

Ano novo, projetos novos e, por que não, novos conhecimentos. Para apoiar professores que desejam aproveitar o começo de 2020 para aprender algo novo, o Porvir fez uma seleção de cursos online com inscrições abertas.

Leia + Formação continuada: 3 maneiras dos professores aprenderem entre si

As formações tratam de temas como gamificação, inovação, tecnologias educacionais, projeto de vida, liderança e o papel do professor. Confira a lista.

Gamificação descomplicada para educadores

Com a proposta de apoiar educadores a usar a gamificação de forma descomplicada na educação para aumentar a motivação dos alunos, o curso apresenta caminhos para configurar aplicativos de escapes, quiz, flashcards, badges, pontos e seletores de grupos usando o Google Drive. A formação é conduzida pelo professor Tiago Eugênio, com formação em aprendizagem baseada em jogos pela escola Quest To Learn, em Nova York (EUA).

Fazer a ponte

Promovido pela Aquifolium Educacional, sob coordenação do professor Wilson Azevedo, o curso online oferece aos participantes a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da Escola da Ponte, incluindo a sua metodologia e prática educativa. A proposta é inspirar educadores a aplicar ideias, estratégias e procedimentos no seu cotidiano.

Tecnologias Educacionais Da Educação Básica

Promovido pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o curso online une a discussão da tecnologia enquanto ferramenta e como um recurso com aplicabilidade no ambiente educacional. Entre outros assuntos, ele aborda processos e encaminhamentos da gestão escolar, competências para elaborar soluções baseadas em tecnologia e inovação na gestão escolar.

Papel do Professor

Com o objetivo de propor debates sobre o papel do professor, o curso online do programa Inova Escola auxilia os participantes a perceberem mudanças e quais são os novos caminhos da educação do século 21. Além de apresentar essas reflexões, a formação aborda quais habilidades devem ser desenvolvidas pelos educadores e desafios que fazem parte do novo contexto educacional.

Projeto de Vida

Baseado em um processo reflexivo, o curso online do programa Inova Escola apresenta mudanças nos contexto escolar com a proposta de trabalhar projeto de vida com os estudantes. A ideia é ampliar o repertório do participante sobre o tema e apresentar caminhos para desenvolver processos educacionais que ajudam os estudantes a construir e seguir seus projetos de vida.

Liderança e gestão participativa na escola

Com a proposta de conceitos, abordagens e perspectivas em liderança e desenvolvimento de equipe com ênfase gestão de conflitos, o curso online oferecido pelo Itaú Social apresenta abordagens e perspectivas em liderança, gerência e desenvolvimento de equipes, negociação e processo decisório e gestão de conflitos.

Gestão da inovação

Disponível na plataforma Veduca, o curso discute abordagens para gerenciar e organizar processos de inovação e despertar questões relacionadas à era da informação. Entre outros assuntos, o curso trabalha conceitos como inovação incremental, inovação radical e gestão de incertezas.

*Texto publicado originalmente no site do Porvir.

CEI investe no diálogo entre educadores para implementar formação continuada

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.